Embratur participa do Visit Pernambuco Travel Show, em Porto de Galinhas

Começou nesta segunda-feira (30/11), em Porto de Galinhas, a 2ª edição do Visit Pernambuco Travel Show, que tem como objetivo promover e fomentar o turismo da região pernambucana. Neste ano, o evento conta com a presença de 60 operadores de vários estados brasileiros, além de 70 expositores que vão apresentar seus produtos, como hotéis, pousadas, receptivos e restaurantes. A expectativa é que sejam gerados mais de R$ 26 milhões em negócios para o setor.

A Embratur – Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, está presente no evento e conta com um estande de 120m², com participação de 13 co-expositores, onde serão mostradas as novidades de Foz do Iguaçu, Canela, Tocantins, Paraná, São Sebastião e Rio Grande do Norte. O festival será realizado de 30 de novembro a 2 de dezembro, no Convention Center do Armação Resort.

“O Visit Pernambuco é um evento consolidado que visa capacitar e realizar rodadas de negócios com os principais operadores de turismo do Brasil. Neste ano, o Visit ganha uma nova dimensão: além de apresentar todos os protocolos adotados pela hotelaria, o evento também visa trazer novos clientes e mercados para os destinos de Pernambuco. Com o Visit, os operadores que tradicionalmente vendiam apenas os destinos internacionais terão a oportunidade de conhecer de perto as potencialidades dos nacionais, como Porto de Galinhas, Recife, Fernando de Noronha e tantos outros”, destaca o presidente do Porto de Galinhas Convention, Eduardo Tiburtius.

O presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, também participou programação do Visit Pernambuco, onde compôs a mesa da coletiva de imprensa, junto com o Presidente do Porto de Galinhas Convention, Eduardo Tiburtius, o Presidente da Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas, Massimo Pellitteri, o Gerente do Sebrae – PE, Alexandre Alves, o Presidente da Empetur, Antônio Neves Baptista e a Secretária de Turismo da Prefeitura do Ipojuca, Carol Vasconcelos, onde pôde esclarecer para os jornalistas convidados as ações da Embratur no evento, a promoção nacional, e a importância do destino para o Brasil. “É um grande prazer vir a Pernambuco, minha terra. Eu queria dizer que estou tendo uma oportunidade única de ajudar o meu País. Eu também sou do trade e sofro na pele o que vocês estão sofrendo aqui. O nosso governo tem o turismo, como nenhum governo teve antes, como um dos focos principais, com ações efetivas. O nosso governo não está aqui para atrapalhar, estamos aqui para construir com o empresário. Pernambuco tem diversas atrações turísticas, e agora, mais do que nunca, Porto de Galinhas tem se destacado nesse momento pós-pandemia. As buscas por Porto de Galinhas cresceram nacional e internacionalmente. Nós estamos acompanhando”, destacou o presidente.

A participação da Embratur no evento, é parte da estratégia para retomada do turismo doméstico e principalmente para divulgar o mais importante: “ser brasileiro é morar ao lado de um destino incrível. Ser brasileiro é morar onde o mundo sonha em tirar férias”, ressaltou ainda o presidente Gilson.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.