Embratur apoia Ministérios do Turismo e da Saúde em parceria para promover o uso de certificado digital de vacinação

Os ministros do Turismo, Gilson Machado Neto, e da Saúde, Marcelo Queiroga, fecharam uma parceria, nesta terça-feira (6/4), para incentivar o uso de um certificado digital de vacinação por prefeitos e governadores e, assim, promover a retomada segura de atividades turísticas do país. O documento, fornecido por meio do aplicativo Conecte Sus, do Ministério da Saúde, permite que os mais de 22,5 milhões de brasileiros imunizados contra a Covid tenham um QR Code com dados sobre a vacinação, como a data de aplicação. Para o presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), Carlos Brito, a iniciativa é essencial para que o setor do Turismo possa estar ativo.

A ferramenta, cujo cadastro exige a utilização de CPF, está disponível para celulares nas lojas virtuais Google Play e Apple Store e também pode ser acessada em qualquer computador com internet. O ministro Gilson Machado Neto avalia que a medida, aliada a ações como uso de máscara, distanciamento social e álcool em gel, deve auxiliar gestores a organizarem a liberação de atividades com o público.

“Nesse aplicativo é possível ter informações sobre cada pessoa, como os dados de vacinação. Quem já foi vacinado possui ali o seu próprio cartão de vacinação para provar que já foi vacinado. Com isso, prefeitos e governadores vão poder decidir se vai liberar ou não quem já estiver vacinado. Nova York, por exemplo, já está liberando para shows, para eventos, bares restaurantes, hotéis. Desde que, claro, sejam seguidas ainda as medidas sanitárias devidas”, explica o ministro Gilson Machado Neto.

O Ministério do Turismo já discute com organismos estrangeiros a futura utilização da ferramenta para viagens internacionais, a exemplo de iniciativas em desenvolvimento por outros países, funcionando como um tipo de passaporte da imunidade. Carlos Brito, presidente da Embratur, elogia a ação e também realiza contatos para difundir as ações do governo brasileiro no combate à pandemia.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, destaca avanços na vacinação e reforça o compromisso do governo federal de ampliar o número de imunizados.  “A campanha de vacinação ampla e ágil é o passaporte para o fim da pandemia. Esse é o esforço que temos feito”, ressaltou, mencionando ainda que o Brasil já tem mais de 562 milhões doses de vacinas covid-19 contratadas para 2021.