Conexão BandNews: presidente da Embratur acompanha o ministro do Turismo em painel sobre Turismo e Meio Ambiente

Acompanhando o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, o presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), Carlos Brito, esteve em São Paulo (SP) para a abertura do Conexão BandNews com The New York Times. O evento, realizado nesta segunda-feira (19/4), é inspirado no formato Turning Points (pontos de virada), idealizado pelo The New York Times, com a participação de jornalistas representantes do veículo norte-americano participando da dinâmica.

O painel “Turismo e Meio Ambiente”, que teve a presença do ministro Gilson Machado Neto, também contou com Todd Chapman (embaixador dos Estados Unidos no Brasil), Marcelo Thomé de Almeida (presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia), Sergio Rial (presidente do Banco Santander Brasil) e Fabien Cousteau (colunista The New York Times). O conteúdo foi transmitido ao vivo nas plataformas digitais da BandNews TV, assim como na TV em flashes ao vivo e reportagens das rádios Bandeirantes e BandNews FM.

Em sua fala, o ministro Gilson Machado Neto chamou a atenção para o potencial do Brasil para o Turismo no período pós-pandemia por conta das belezas naturais do país. “Estamos divulgando junto com a Embratur uma campanha para os brasileiros e depois para os estrangeiros que diz que ‘ser brasileiro é estar sempre perto de um destino incrível’. Dados do Google indicam que o Turismo de Natureza passou de 10 a cada 100 buscas, antes da pandemia, para 54 a cada 100 buscas durante e pós-pandemia”.

Mencionando também os índices de segurança iguais aos de outros países nas cidades turísticas no Brasil, Gilson Macahdo Neto também salientou que o Brasil precisa divulgar muito seus aspectos positivos, pois a briga pelo turista é muito forte no mundo tudo. “Turismo é dinheiro na veia. Temos que lutar para colocar o nosso país na prateleira do Turismo”, disse.

Sobre o tema do painel em questão e sobre a superação da pandemia global, o ministro ainda ressaltou que o Brasil já é o quarto país que mais distribuiu vacina contra a Covid-19 e que “não tem dúvida que Turismo e Meio Ambiente andam juntos, pois não há Turismo sem que o Meio Ambiente esteja preservado. O próprio trade turístico e o turista são fiscais do Meio Ambiente”, defendeu.

Logo após a participação do ministro Gilson Machado Neto, foi realizada uma reunião com o presidente da Embratur, Carlos Brito, o diretor de Marketing Inteligência e Comunicação da Embratur, Silvio Nascimento; o presidente da Clia Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos, Marco Ferraz; o presidente da Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), Roberto Neldeciu; a deputada federal Carla Zambelli; e o secretário especial de Cultura do Ministério do Turismo, Mário Frias. Temas relativos ao desenvolvimento do Turismo e à promoção dos destinos brasileiros estiveram em pauta.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.