Conexão BandNews: presidente da Embratur acompanha o ministro do Turismo em painel sobre Turismo e Meio Ambiente

Acompanhando o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, o presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), Carlos Brito, esteve em São Paulo (SP) para a abertura do Conexão BandNews com The New York Times. O evento, realizado nesta segunda-feira (19/4), é inspirado no formato Turning Points (pontos de virada), idealizado pelo The New York Times, com a participação de jornalistas representantes do veículo norte-americano participando da dinâmica.

O painel “Turismo e Meio Ambiente”, que teve a presença do ministro Gilson Machado Neto, também contou com Todd Chapman (embaixador dos Estados Unidos no Brasil), Marcelo Thomé de Almeida (presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia), Sergio Rial (presidente do Banco Santander Brasil) e Fabien Cousteau (colunista The New York Times). O conteúdo foi transmitido ao vivo nas plataformas digitais da BandNews TV, assim como na TV em flashes ao vivo e reportagens das rádios Bandeirantes e BandNews FM.

Em sua fala, o ministro Gilson Machado Neto chamou a atenção para o potencial do Brasil para o Turismo no período pós-pandemia por conta das belezas naturais do país. “Estamos divulgando junto com a Embratur uma campanha para os brasileiros e depois para os estrangeiros que diz que ‘ser brasileiro é estar sempre perto de um destino incrível’. Dados do Google indicam que o Turismo de Natureza passou de 10 a cada 100 buscas, antes da pandemia, para 54 a cada 100 buscas durante e pós-pandemia”.

Mencionando também os índices de segurança iguais aos de outros países nas cidades turísticas no Brasil, Gilson Macahdo Neto também salientou que o Brasil precisa divulgar muito seus aspectos positivos, pois a briga pelo turista é muito forte no mundo tudo. “Turismo é dinheiro na veia. Temos que lutar para colocar o nosso país na prateleira do Turismo”, disse.

Sobre o tema do painel em questão e sobre a superação da pandemia global, o ministro ainda ressaltou que o Brasil já é o quarto país que mais distribuiu vacina contra a Covid-19 e que “não tem dúvida que Turismo e Meio Ambiente andam juntos, pois não há Turismo sem que o Meio Ambiente esteja preservado. O próprio trade turístico e o turista são fiscais do Meio Ambiente”, defendeu.

Logo após a participação do ministro Gilson Machado Neto, foi realizada uma reunião com o presidente da Embratur, Carlos Brito, o diretor de Marketing Inteligência e Comunicação da Embratur, Silvio Nascimento; o presidente da Clia Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos, Marco Ferraz; o presidente da Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), Roberto Neldeciu; a deputada federal Carla Zambelli; e o secretário especial de Cultura do Ministério do Turismo, Mário Frias. Temas relativos ao desenvolvimento do Turismo e à promoção dos destinos brasileiros estiveram em pauta.