Embratur e Codevasf assinam Acordo de Cooperação Técnica para divulgação do Agroturismo

A Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) e a Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) firmaram, nesta quinta-feira (22/4), um Acordo de Cooperação Técnica com o objetivo de reunir esforços para a promoção do Turismo nos segmentos rural e Agroturismo. Assinaram o documento o presidente da Embratur, Carlos Brito, e o presidente da Codevasf, Marcelo Moreira, em evento realizado no auditório da Codevasf, em Brasília, com a presença do ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.

Um plano de trabalho deverá ser estabelecido com o intuito de utilizar dados de inteligência competitiva das duas instituições para que sejam iniciadas as ações de promoção turísticas. Com isso, deverá ser alavancada a visitação em propriedades rurais localizadas em Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, Goiás, Piauí, Maranhão, Ceará, Mato Grosso, Pará, Tocantins e Distrito Federal, estados onde a Codevasf se faz presente e que possuem enorme potencial turístico.

“A Embratur não poupa esforços para promover o nosso Brasil e as suas qualidades excepcionais para o Turismo. O contato com paisagens, experiências e modos de vida distintos dos encontrados nos centros urbanos é extremamente atrativo, especialmente em um momento em que estamos ansiosos por atividades fora de casa, sempre atendendo a todos os protocolos de segurança contra a Covid-19”, disse o presidente da Embratur durante o evento de assinatura do Acordo de Cooperação Técnica com a Codevasf. Carlos Brito ainda indicou a intenção da Embratur. “Vamos fazer que o turismo rural seja um diferencial para todos que precisam de renda”.

Por meio de recursos naturais e culturais locais, a Codevasf atua para mudar o cenário dos municípios localizados nos Vales de São Francisco e Parnaíba. Dentre os principais projetos da empresa está o desafio de levar água do Rio São Francisco a 430 municípios em Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte. “Nossa missão é promover o desenvolvimento econômico e social onde atuamos. Junto com a Embratur, com sua atuação voltada ao turismo interno, nossos funcionários poderão contribuir muito com ideias, ações e infraestrutura logística para colocarmos o projeto de colocar o turismo como gerador de emprego e renda em prática”, salientou o presidente da Codevasf, Marcelo Moreira.

Ao mencionar estar honrado de receber o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, nas dependências da Codevasf, Moreira disse que o considera um grande parceiro desde quando atuou como presidente da Embratur (até dezembro de 2020). “Agora estamos unindo os ministérios do Desenvolvimento Regional e do Turismo para desenvolver o Nordeste e para que as pessoas possam ter atividades econômicas permanentes e não precisem depender de auxílios pontuais”, completou.

Após a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica, o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, indicou sua alegria de ver formalizada a parceria iniciada com a Codevasf há mais de um ano. “Queremos contar com os escritórios da Codevasf para que nossas ações tenham mais capilaridade. Há grande transversalidade entre os ministérios deste governo”, disse. “É muito importante que a gente mantenha viva nossas tradições históricas e culturais. O entorno do Vale São Francisco é riquíssimo e tenham a certeza que agronegócio e o turismo andam de mãos dadas, principalmente no governo do presidente Bolsonaro”, garantiu.

Representando o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, o diretor do Departamento de Desenvolvimento Regional e Urbano, Francisco Soares, considerou a assinatura do Acordo de Cooperação com a Embratur um momento histórico. “Estamos valorizando nossos produtos e nossas regiões. A interiorização do turismo é importante para que todos possam se promover com suas atividades”, disse. Segundo ele, outros países, como a França, fizeram grande divulgação de seus produtos e por isso tiveram destaque na atração de turistas. “O turismo é um grande agregador e queremos participar do maior número de projetos possíveis”.

Pela Embratur, participaram também do evento o diretor de Marketing, Inteligência e Comunicação, Silvio Nascimento; e o gerente de Projetos Especiais, Rodolfo Nogueira. Pela Codevasf, o diretor de Gestão dos Empreendimentos de Irrigação, Luís Napoleão Casado.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.