Embratur e Codevasf assinam Acordo de Cooperação Técnica para divulgação do Agroturismo

A Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) e a Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) firmaram, nesta quinta-feira (22/4), um Acordo de Cooperação Técnica com o objetivo de reunir esforços para a promoção do Turismo nos segmentos rural e Agroturismo. Assinaram o documento o presidente da Embratur, Carlos Brito, e o presidente da Codevasf, Marcelo Moreira, em evento realizado no auditório da Codevasf, em Brasília, com a presença do ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.

Um plano de trabalho deverá ser estabelecido com o intuito de utilizar dados de inteligência competitiva das duas instituições para que sejam iniciadas as ações de promoção turísticas. Com isso, deverá ser alavancada a visitação em propriedades rurais localizadas em Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, Goiás, Piauí, Maranhão, Ceará, Mato Grosso, Pará, Tocantins e Distrito Federal, estados onde a Codevasf se faz presente e que possuem enorme potencial turístico.

“A Embratur não poupa esforços para promover o nosso Brasil e as suas qualidades excepcionais para o Turismo. O contato com paisagens, experiências e modos de vida distintos dos encontrados nos centros urbanos é extremamente atrativo, especialmente em um momento em que estamos ansiosos por atividades fora de casa, sempre atendendo a todos os protocolos de segurança contra a Covid-19”, disse o presidente da Embratur durante o evento de assinatura do Acordo de Cooperação Técnica com a Codevasf. Carlos Brito ainda indicou a intenção da Embratur. “Vamos fazer que o turismo rural seja um diferencial para todos que precisam de renda”.

Por meio de recursos naturais e culturais locais, a Codevasf atua para mudar o cenário dos municípios localizados nos Vales de São Francisco e Parnaíba. Dentre os principais projetos da empresa está o desafio de levar água do Rio São Francisco a 430 municípios em Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte. “Nossa missão é promover o desenvolvimento econômico e social onde atuamos. Junto com a Embratur, com sua atuação voltada ao turismo interno, nossos funcionários poderão contribuir muito com ideias, ações e infraestrutura logística para colocarmos o projeto de colocar o turismo como gerador de emprego e renda em prática”, salientou o presidente da Codevasf, Marcelo Moreira.

Ao mencionar estar honrado de receber o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, nas dependências da Codevasf, Moreira disse que o considera um grande parceiro desde quando atuou como presidente da Embratur (até dezembro de 2020). “Agora estamos unindo os ministérios do Desenvolvimento Regional e do Turismo para desenvolver o Nordeste e para que as pessoas possam ter atividades econômicas permanentes e não precisem depender de auxílios pontuais”, completou.

Após a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica, o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, indicou sua alegria de ver formalizada a parceria iniciada com a Codevasf há mais de um ano. “Queremos contar com os escritórios da Codevasf para que nossas ações tenham mais capilaridade. Há grande transversalidade entre os ministérios deste governo”, disse. “É muito importante que a gente mantenha viva nossas tradições históricas e culturais. O entorno do Vale São Francisco é riquíssimo e tenham a certeza que agronegócio e o turismo andam de mãos dadas, principalmente no governo do presidente Bolsonaro”, garantiu.

Representando o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, o diretor do Departamento de Desenvolvimento Regional e Urbano, Francisco Soares, considerou a assinatura do Acordo de Cooperação com a Embratur um momento histórico. “Estamos valorizando nossos produtos e nossas regiões. A interiorização do turismo é importante para que todos possam se promover com suas atividades”, disse. Segundo ele, outros países, como a França, fizeram grande divulgação de seus produtos e por isso tiveram destaque na atração de turistas. “O turismo é um grande agregador e queremos participar do maior número de projetos possíveis”.

Pela Embratur, participaram também do evento o diretor de Marketing, Inteligência e Comunicação, Silvio Nascimento; e o gerente de Projetos Especiais, Rodolfo Nogueira. Pela Codevasf, o diretor de Gestão dos Empreendimentos de Irrigação, Luís Napoleão Casado.