Embratur participa de Audiência Pública da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados em comemoração ao Dia Nacional do Turismo

Junto à representantes das principais associações do trade turístico nacional, a Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), participou, nesta sexta-feira (7/5), de Audiência Pública em comemoração ao Dia Nacional do Turismo (8 de maio, sábado), promovida pela Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados. O evento, realizado via videoconferência, ocorreu após aprovação de requerimento feito à Comissão pelo deputado federal Eduardo Bismarck.

Em nome do presidente da Embratur, Carlos Brito, o gerente de gabinete da Diretoria de Marketing, Inteligência e Comunicação da Agência, André Reis, agradeceu a oportunidade do convite para participação em um evento tão importante. “Cumprimento todos os representantes do nosso trade, que fazem com que o turismo aconteça no nosso país. Parabéns a todos pelo Dia Nacional do Turismo”, disse. Ele ainda ressaltou que a Embratur segue de portas abertas para continuar o trabalho de ajudar o trade e promover os destinos incríveis do Brasil de forma conjunta a todos os atores presentes ao evento.

Por impactar mais de 52 segmentos da economia e ter sido especialmente atingido pelas medidas de combate à pandemia de Covid-19, o setor do turismo contou com atenção especial do governo federal, da Embratur e, também, do Congresso Nacional. Recentemente foi aprovado no Parlamento e sancionado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE), mencionado por vários participantes da audiência como essencial para que empresas e empregos pudessem ser mantidos.

Outras ações tomadas em função da pandemia pelo governo federal e pelo Parlamento também foram destacadas. Dentre elas, a transformação da Embratur em Agência, a facilitação da negociação de contratos de trabalho, o crédito facilitado via Fungetur (Fundo Geral do Turismo) e a flexibilização de cancelamentos e reembolsos.

Além do requerente, deputado federal Eduardo Bismarck (que conduziu os trabalhos), participaram do evento os deputados federais Bacelar (presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados); Bibo Nunes; Newton Cardoso Jr e Otávio Leite. Representando as entidades do setor, participaram, entre outros: William França, secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Ministério do Turismo (representando o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto); Manoel Linhares, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH); Marco Ferraz, presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA Brasil); Magda Nassar, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV); Ângelo Sanches Thurler, presidente da Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais do Turismo (Anseditur) e Eduardo Sanoviz, presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR).