ABAV Expo será realizada em Fortaleza (CE) de forma presencial; anúncio conta com a participação da Embratur e MTur

O presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), Carlos Brito, e o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, participaram, nesta terça-feira (11/5), de webconferência organizada pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) para anúncio da realização da edição de 2021 da ABAV Expo, que ocorrerá de forma presencial. A principal feira de Turismo do Brasil está marcada para os dias 6, 7 e 8 de outubro em Fortaleza (CE), no Centro de Eventos do Ceará. A edição seguinte também foi anunciada para março de 2022, na cidade de São Paulo (SP).

Por conta da pandemia de Covid-19, a edição de 2020 da ABAV Expo havia sido realizada de forma online. Antes, entre 2013 e 2019, a feira vinha ocorrendo apenas em São Paulo (SP). A volta do formato itinerante, como ocorreu entre 2003 e 2013, é uma grande novidade. “Optamos junto à diretoria da ABAV de voltar com esse sonho muito antigo. A partir desse ano faremos dois grandes eventos por ano e pretendemos aumentar o sucesso de 2019, quando recebemos mais de 32 mil pessoas”, disse Magda Nassar, presidente da ABAV.

Em sua fala, o presidente da Embratur, Carlos Brito, salientou a importância da ABAV ser presencial e itinerante. “A Embratur e o Ministério do Turismo trabalham diuturnamente para apoiar o setor. Nosso esforço é para amenizar o impacto que o trade vem sofrendo e para construir um protocolo que possa facilitar a circulação dos turistas. Não tenho dúvida que a feira será um sucesso”, disse. Além de anunciar o total apoio da Embratur para mais uma edição da ABAV Expo, Carlos Brito também reforçou que a Agência voltará a realizar a promoção internacional dos destinos brasileiros no exterior a partir do próximo mês de julho.

Na sequência da participação do presidente da Embratur, o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, ressaltou que “o Brasil é a bola da vez no exterior”. “Voltei agora da reunião da OMT, dos ministros do Turismo das Américas, na República Dominicana, e só se fala do Brasil lá fora. Pedimos na reunião para que a OMS determinasse quais são as vacinas que vão ser aceitas no mundo, para que tenhamos segurança sanitária e a chancela da OMT e OMS”, relatou.

Machado Neto, que foi presidente da Embratur entre 2019 e 2020, avalia que “estamos passando pelo período de sobrevivência e já havíamos provado que o Brasil é um país viável”. “Temos certeza que o nosso país vai retomar e sair dessa. Já somos o quarto país do mundo em vacinação e o nosso governo tem feito tudo para dar suporte ao trade. A participação do turismo ainda é pequena no Brasil em relação ao PIB, podemos ser muito mais. Trabalhamos para que o turismo seja protagonista, por isso ajudamos quem gera emprego e para diminuir carga tributária e a burocracia. Tem muitas batalhas que temos todos os dias. Contem conosco”, disse.

Após a participação do ministro do Turismo, a presidente da ABAV, Magda Nassar, tomou a palavra para agradecer e reconhecer o apoio que a entidade e o setor tem recebido. “Ministro Gilson, você e o presidente Carlos são grandes parceiros. O trade agradece o trabalho incansável que vocês estão fazendo. O Ministério do Turismo realmente é super parceiro. Temos muito orgulho que à frente do Turismo estão pessoas que amam o turismo, gente que faz de verdade. Como a maior entidade do país e realizadora desses dois grandes eventos, nós só temos a agradecer. Tudo que pedimos para vocês, nós somos atendidos”, disse.

A ABAV é formada por 2,4 mil agências de viagens espalhadas por todo o território nacional. De acordo com a entidade, 80% do movimento do mercado nacional – incluindo emissão de passagens aéreas, reservas de hospedagens, transporte turístico terrestre, locação de automóveis, operação de pacotes, cruzeiros marítimos é feito pelas agências associadas.

Entre jornalistas, dirigentes do Turismo e representantes de diversos setores do trade do turismo, participaram da webconferência o secretário de Turismo do Ceará, Arialdo Mello Pinho; os presidentes da ABIH Nacional, Manoel Linhares, da ABIH-CE, Régis Nogueira de Medeiros, e da ABAV-CE, Murilo Santa Cruz; e o secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Vinícius Lummertz.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.