ABAV Expo será realizada em Fortaleza (CE) de forma presencial; anúncio conta com a participação da Embratur e MTur

O presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), Carlos Brito, e o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, participaram, nesta terça-feira (11/5), de webconferência organizada pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) para anúncio da realização da edição de 2021 da ABAV Expo, que ocorrerá de forma presencial. A principal feira de Turismo do Brasil está marcada para os dias 6, 7 e 8 de outubro em Fortaleza (CE), no Centro de Eventos do Ceará. A edição seguinte também foi anunciada para março de 2022, na cidade de São Paulo (SP).

Por conta da pandemia de Covid-19, a edição de 2020 da ABAV Expo havia sido realizada de forma online. Antes, entre 2013 e 2019, a feira vinha ocorrendo apenas em São Paulo (SP). A volta do formato itinerante, como ocorreu entre 2003 e 2013, é uma grande novidade. “Optamos junto à diretoria da ABAV de voltar com esse sonho muito antigo. A partir desse ano faremos dois grandes eventos por ano e pretendemos aumentar o sucesso de 2019, quando recebemos mais de 32 mil pessoas”, disse Magda Nassar, presidente da ABAV.

Em sua fala, o presidente da Embratur, Carlos Brito, salientou a importância da ABAV ser presencial e itinerante. “A Embratur e o Ministério do Turismo trabalham diuturnamente para apoiar o setor. Nosso esforço é para amenizar o impacto que o trade vem sofrendo e para construir um protocolo que possa facilitar a circulação dos turistas. Não tenho dúvida que a feira será um sucesso”, disse. Além de anunciar o total apoio da Embratur para mais uma edição da ABAV Expo, Carlos Brito também reforçou que a Agência voltará a realizar a promoção internacional dos destinos brasileiros no exterior a partir do próximo mês de julho.

Na sequência da participação do presidente da Embratur, o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, ressaltou que “o Brasil é a bola da vez no exterior”. “Voltei agora da reunião da OMT, dos ministros do Turismo das Américas, na República Dominicana, e só se fala do Brasil lá fora. Pedimos na reunião para que a OMS determinasse quais são as vacinas que vão ser aceitas no mundo, para que tenhamos segurança sanitária e a chancela da OMT e OMS”, relatou.

Machado Neto, que foi presidente da Embratur entre 2019 e 2020, avalia que “estamos passando pelo período de sobrevivência e já havíamos provado que o Brasil é um país viável”. “Temos certeza que o nosso país vai retomar e sair dessa. Já somos o quarto país do mundo em vacinação e o nosso governo tem feito tudo para dar suporte ao trade. A participação do turismo ainda é pequena no Brasil em relação ao PIB, podemos ser muito mais. Trabalhamos para que o turismo seja protagonista, por isso ajudamos quem gera emprego e para diminuir carga tributária e a burocracia. Tem muitas batalhas que temos todos os dias. Contem conosco”, disse.

Após a participação do ministro do Turismo, a presidente da ABAV, Magda Nassar, tomou a palavra para agradecer e reconhecer o apoio que a entidade e o setor tem recebido. “Ministro Gilson, você e o presidente Carlos são grandes parceiros. O trade agradece o trabalho incansável que vocês estão fazendo. O Ministério do Turismo realmente é super parceiro. Temos muito orgulho que à frente do Turismo estão pessoas que amam o turismo, gente que faz de verdade. Como a maior entidade do país e realizadora desses dois grandes eventos, nós só temos a agradecer. Tudo que pedimos para vocês, nós somos atendidos”, disse.

A ABAV é formada por 2,4 mil agências de viagens espalhadas por todo o território nacional. De acordo com a entidade, 80% do movimento do mercado nacional – incluindo emissão de passagens aéreas, reservas de hospedagens, transporte turístico terrestre, locação de automóveis, operação de pacotes, cruzeiros marítimos é feito pelas agências associadas.

Entre jornalistas, dirigentes do Turismo e representantes de diversos setores do trade do turismo, participaram da webconferência o secretário de Turismo do Ceará, Arialdo Mello Pinho; os presidentes da ABIH Nacional, Manoel Linhares, da ABIH-CE, Régis Nogueira de Medeiros, e da ABAV-CE, Murilo Santa Cruz; e o secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Vinícius Lummertz.