Embratur e Ministério do Turismo participam da abertura da Fitur 2021, em Madri

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, acompanhado do presidente da Embratur, Carlos Brito, participou, nesta quarta-feira (19/5), da abertura oficial das atividades da Feira Internacional de Turismo (Fitur), em Madri (Espanha). A feira reúne mais de cinco mil participantes dos cinco continentes, com representantes do trade internacional do Turismo de 55 países, sendo 37 com representação oficial.

Considerada a primeira feira do setor do turismo internacional em 2021, a edição tem seu foco na reativação do setor reativação das atividades por conta da pandemia global de Covid-19 e é considerada estratégica para os diversos países participantes. “O Brasil já vinha buscando o protagonismo que merece no turismo desde 2019, tomando diversas ações para garantir a melhor promoção dos nossos destinos em feiras e campanhas, além de desburocratizar, capacitar seus profissionais e aumentar seus investimentos em infraestrutura. Com a pandemia, buscamos agora voltar o mais rapidamente possível a operar perto da normalidade, alinhados às melhores práticas sanitárias necessárias”, salienta Gilson Machado Neto.

Até o domingo (23/5), a comunidade turística internacional estará discutindo e apresentando suas experiências próprias em cada segmento da cadeia envolvida no setor. “Teremos reuniões com empresas de transporte, hospedagem, serviços em geral e agentes de viagens durante a Fitur. Todas as informações obtidas neste evento inaugural do circuito internacional de feiras são essenciais”, salienta Carlos Brito.

A organização da Fitur 2021 tem o respaldo do governo Espanhol, que declarou o reencontro dos profissionais do turismo um “Acontecimento de Excepcional Interesse Público”. Todas as medidas necessárias para estabelecer a mobilidade dos participantes, reuniões e a devida renovação do ar nos sete pavilhões da feira, com área total de 44 mil m2, foram tomadas pela IFEMA Madrid. Até 50 mil visitantes são esperados nos estandes durante o final de semana (22 e 23 de maio).