Brasil avança na vacinação contra a Covid-19; Pfizer deve entregar 12 milhões de imunizantes contra a Covid-19 ao país em junho

Quarto país do mundo no ranking de doses de vacina disponibilizadas à população, o Brasil segue tendo boas notícias com relação ao ritmo da imunização contra a Covid-19. Nesta quarta-feira (1/6), o Ministério da Saúde anunciou que a fabricante Pfizer enviará ao país outros 12 milhões de doses no mês de junho, o que garantirá um importante reforço aos estoques.

Conforme divulgado pelo Vacinômetro do governo federal, também disponibilizado no site da Embratur (www.embratur.com.br), até o dia 31/5, foram 96.9 milhões de doses enviadas pelo governo federal brasileiro aos estados, sendo que 67 milhões já foram aplicadas. “Não temos a menor dúvida que além da atenção aos protocolos sanitários indicados pelo Ministério do Turismo e Ministério da Saúde contra o coronavírus, a vacinação é o caminho para a retomada das atividades ligadas ao turismo”, salienta o presidente da Embratur, Carlos Brito.

Ao longo dos primeiros dias do mês de junho estão previstas que 2,3 milhões de doses da vacina da Pfizer cheguem ao país em três voos, até a próxima quinta-feira (3). O primeiro lote, com 936 mil doses, desembarca ainda nesta terça-feira (1), por volta das 20h, no aeroporto de Viracopos (SP).  

Com mais de 20% da população brasileira vacinada com ao menos uma dose da vacina, a divulgação do andamento satisfatório do Plano Nacional de Imunização é considerada estratégica, além do reforço das medidas de biossegurança e a unificação de protocolos entre os países. “A retomada do turismo internacional dependerá da reabertura de fronteiras e do retorno gradual da confiança dos turistas. Isso será possível com a vacinação, que está acontecendo. Temos ressaltado a importância da aceitação de todos os tipos de vacina aplicadas no mundo e reforçamos esta necessidade junto à OMT recentemente, durante a FITUR de Madrid, a primeira grande feira do circuito internacional que foi realizada presencialmente”, afirma o presidente da Embratur.