Presidente da Embratur e Ministro do Turismo realizam visitas técnicas a atrativos turísticos do Rio de Janeiro

Junto ao ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, o presidente da Embratur, Carlos Brito, visitou neste sábado (12/6) três atrações turísticas no Rio de Janeiro (RJ). Acompanhados também da secretária nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões, Débora Gonçalves, eles estiveram nas instalações do AquaRio e da RioStar e, em seguida, do Bioparque.

Na parte da manhã, o AquaRio, maior Aquário Marinho da América do Sul, com 26 mil m² de área construída e 4,5 milhões de litros d’água foi visitado. O local conta com 5 mil animais de 350 espécies do Brasil e do mundo, divididos em 28 recintos. Em seguida, após breve caminhada, foi a vez da Rio Star, a maior roda-gigante da América Latina, com 88 metros de altura. O equipamento tem 54 cabines e pode receber até 10.500 pessoas por dia.

Por fim, as autoridades estiveram no Bioparque, que funciona no mesmo local do zoológico do Rio de Janeiro, um dos mais antigos do país. A atração se transformou em centro de conservação da biodiversidade focado no bem-estar animal, aliando educação e pesquisa, por meio de parceria com as instituições de pesquisa e universidades de todo país.

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, salientou que as atrações visitadas estão no mesmo nível de grandes parques espalhados pelo mundo. Para ele, o Brasil será a “bola da vez” do turismo mundial no pós-pandemia. “Seguimos nossa missão de fortalecer o turismo e conhecer importantes destinos e atrações pelo Brasil. Fiquei impressionado com a beleza, a organização e o profissionalismo das equipes e de tudo que elas oferecem”, declarou. “Os parques já estão com cerca de 70% do movimento pré-pandemia, com a atração de inúmeros turistas por ano”, completou.

O CEO do Grupo Cataratas, que faz a gestão do AquaRio, Pablo Morbis, destacou o aumento da busca por turistas ao equipamento, que adotou todos os protocolos sanitários estabelecidos pelo Selo Turismo Responsável, do Ministério do Turismo. “O turismo está se recuperando. A gente teve os meses de março e abril muito difíceis, mas a gente começou a sentir a recuperação. O mês de maio foi muito bom e o mês de junho também está sendo: chegamos a cerca de 70% da nossa movimentação antes da pandemia”, disse.

O vice-presidente de operações da Gramado Parks, Ricardo Pinheiro, responsável pela Rio Star, ressaltou a expectativa para a retomada do turismo e pontuou as singularidades da maior roda-gigante da América Latina. “Nós temos uma capacidade para 10.500 pessoas por dia. Temos um aplicativo de realidade aumentada que ajuda o turista a conhecer, durante a volta na RioStar, os pontos turísticos do Rio de Janeiro com uma breve descrição”, explicou.

Manoel Browne, diretor da Operação Rio do Grupo Cataratas, responsável pelo BioParque, comemora a volta do turismo e reforça todos os cuidados adotados para receber os visitantes. “Nós voltamos com todos os protocolos de segurança. Neste momento de restrição estamos recebendo entre 3.000 e 7.000 pessoas, com a expectativa de 1 milhão a 1,4 milhão de pessoas por ano visitando o BioPaque”, registrou.

Ressaltando que o Rio de Janeiro é o principal portão de entrada de turistas estrangeiros ao Brasil, o presidente da Embratur salientou que promover a cidade maravilhosa e seus atrativos é prioridade para a Embratur. “Levaremos o Rio de Janeiro ao exterior a partir de julho, quando a Embratur voltará a realizar a promoção internacional dos destinos brasileiros. O mundo está ansioso para visitar o que visitamos hoje”, salientou Carlos Brito.

*Com informações do Ministério do Turismo 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.