Embratur recebe organizadores da Festuris Gramado e secretário de Turismo de Foz do Iguaçu

Em reuniões realizadas na sede da Embratur, em Brasília, nesta quarta-feira (7/6), o presidente da Agência, Carlos Brito, esteve reunido com a presidente de Festuris Gramado, Marta Rossi, e o diretor do evento, Eduardo Zorzanello, além do secretário de Turismo de Foz do Iguaçu, Paulo Angeli. Em ambas as reuniões estiveram presentes o diretor de Marketing, Inteligência e Comunicação da Embratur, Silvio Nascimento, e os gerentes de Relações Institucionais, Adriana de Lucena, e de gabinete da Diretoria de Marketing, Inteligência e Comunicação, André Reis.

Realizada desde 1989, a Festuris é considerada a maior feira de negócios e turismo da América Latina. “Gramado (RS) é exemplo de organização e profissionalismo no setor do turismo, e a Festuris representa de forma perfeita o sucesso que vemos lá hoje”, ressaltou o presidente da Embratur, Carlos Brito. “Estamos aqui para ajudar a dar ainda mais visibilidade ao evento, a atrair jornalistas, agentes de viagem, investidores do mundo inteiro e também visitantes ao Brasil em nossas ações”, completou.

Segundo Marta Rossi, o foco da edição 2021 da Festuris, que será realizada de 4 a 7 de novembro, é o Turismo de Experiência e de Natureza. “O agronegócio brasileiro alimenta o mundo, especialmente a partir deste momento de pandemia. Mas as atividades relativas à produção são sazonais, e o turismo não é sazonal. A partir da experiência e do agroturismo temos a chance de fazer permanecer o produtor no campo, também trabalhando com turistas no ano inteiro. A própria Organização Mundial do Turismo defende que o turismo rural é importante para o futuro do setor”, disse. O diretor da Festuris Gramado complementou que a feira deverá “dar palco à diversidade cultural que é marcada pelo produto de origem do Brasil”, disse Eduardo Zorzanello.

De acordo com o diretor de Marketing, Inteligência e Comunicação da Embratur, Silvio Nascimento, embora a Agência tenha voltado a atuar no exterior, as feiras de turismo realizadas no Brasil, como a Festuris, ainda deverão contar com participação da Embratur. “Embora estejamos limitados ao trabalho internacional de promoção a partir deste mês de julho, temos um acordo com o Ministério do Turismo (Mtur) para que participem como convidados em nossos estandes nas feiras no exterior e, na outra via, sermos convidados pelo Mtur para estarmos juntos nas feiras nacionais”, disse.

Possíveis ações conjuntas entre a Embratur e participantes estrangeiros da Festuris também devem ser realizadas. Em 2019, mais de 400 jornalistas, representando países de todos os continentes, além de operadores e investidores, estiveram presentes à feira. Atualmente no mercado interno brasileiro, na edição de 2020 da Festuris, a Embratur participou com estande próprio na feira.

Foz do Iguaçu – Em visita à Embratur também nesta quarta-feira (7/6), o secretário de Turismo de Foz do Iguaçu (PR), Paulo Angeli, colocou-se à disposição para possíveis parcerias e convidou o presidente da Agência, Carlos Brito, para a edição 2021 do Festival das Cataratas, que será realizado de 1 a 3 de dezembro. “Estivemos com o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto e também o convidamos. Será um prazer receber também a Embratur”, disse.

Segundo Paulo Angeli, o município está apostando na inovação e também no turismo durante a retomada das atividades. “Temos um bairro experimental muito inovador e as nossas Cataratas prontas para receber visitantes. A Embratur sempre foi grande parceira”, salientou. O presidente da Embratur, Carlos Brito, reforçou a importância de Foz do Iguaçu para o turismo internacional no Brasil e garantiu que as cataratas e os atrativos da cidade continuam prioritários nas ações da Agência. “Atuando no mercado interno em 2020, tivemos estande no Festival das Cataratas, um grande evento que é muito tradicional no circuito do turismo. Esta ano será um prazer participarmos também, dessa vez junto ao MTur”, disse.