XXV Reunião de Ministros de Turismo do Mercosul é finalizada com contribuições importantes da Embratur para a promoção turística conjunta do bloco

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, e o presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) Carlos Brito, foram os anfitriões da XXV Reunião de Ministros de Turismo do Mercosul, nesta sexta-feira (22/10), em Recife (PE). A promoção conjunta dos atrativos turísticos dos países do bloco e a harmonização de protocolos biossanitários foram os principais temas do encontro, o primeiro realizado presencialmente pelo grupo após o início da pandemia de Covid-19.

O evento teve a participação do ministro do Turismo do Uruguai, Tabaré Vieira; da ministra do Turismo do Paraguai, Sofia Montiel; e do ministro do Turismo da Argentina, Matías Lammens (via videoconferência), representado presencialmente pelo Cônsul Alejandro Lastra; todos acompanhados de suas delegações técnicas. O Brasil exerce, em 2021, a presidência ‘pro tempore’ do Mercosul e esta edição da reunião de Ministros de Turismo foi organizada pela Embratur e Ministério do Turismo.

“Somos os maiores parceiros com relação ao fluxo de turistas que emitimos uns aos outros e temos a missão de fortalecer o lastro do nosso Mercosul. Estamos aqui com muita felicidade em um momento de otimismo e confiança por conta da rápida retomada das atividades”, disse o ministro brasileiro, Gilson Machado Neto.

Responsável pelo desenvolvimento de uma identidade visual para a promoção do turismo na região em campanhas internacionais, a Embratur viu aprovada por consenso entre os ministros o logotipo “Visit America do Sul” e o slogan “um lugar, vários mundos”, criados internamente na Agência. “O logotipo e o slogan foram inspirados em elementos marcantes da cultura e da natureza do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile para utilização em ações de promoção conjuntas. Estamos dando um grande passo para ampliar a competitividade  turística internacional da região”, disse Carlos Brito, presidente da Embratur. O lançamento da nova identidade visual acontecerá no próximo dia 15 de novembro, durante a Semana do Brasil na Expo Dubai 2020.

Dentre as outras pautas abordadas, houve consenso de que há necessidade de uma reunião entre os Ministros da Saúde dos países para unificação de protocolos contra a Covid-19, com vistas à reabertura de fronteiras e facilitação da entrada nos países. “Com o avanço da vacinação vemos que, hoje, é possível fazer turismo de forma segura e a retomada está a todo o vapor. Estamos realizando este evento em um hotel com 300 quartos e há apenas seis quartos vagos”, disse Gilson Machado. “Estamos há quatro meses com aumento do número de turistas e quem mais visita o Paraguai são os brasileiros”, salientou Sofia Montiel, ministra do Paraguai.

Os ministros de Turismo também decidiram sobre outras três pautas: solicitação de uma reunião com o Vaticano para consolidação do Caminho dos Jesuítas como rota religiosa reconhecida; continuação e aumento dos trabalhos entre os países para incentivo ao Turismo de Natureza; e realização de webinares e novas negociações para implantação do Corredor Bioceânico (entre Brasil e Chile, passando pela Argentina e Paraguai).

 

Foto: Roberto Castro / Ministério do Turismo – Da esquerda para a direita: Silvio Nascimento (diretor de Marketing, Inteligência e Comunicação da Embratur); Carlos Brito (presidente da Embratur); Alejandro Lastra (Cônsul da Argentina em Recife); Gilson Machado Neto (ministro do Turismo do Brasil); Sofia Montiel (ministra do Turismo do Paraguai); Tabaré Vieira (ministro do Turismo do Uruguai); e Daniel Nepomuceno (secretário Executivo do Ministério do Turismo do Brasil).