Embratur e embaixador dos Emirados Árabes Unidos reúnem-se para intensificar promoção turística e investimentos entre os países

Nesta terça-feira (26/10), o presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), Carlos Brito, reuniu-se com o embaixador dos Emirados Árabes Unidos para o Brasil, Saleh Alsuwaidi. O encontro, realizado na sede da Embratur, em Brasília, teve como pauta as atividades de promoção bilaterais e possíveis oportunidades de investimentos para investidores emiradenses nos estados brasileiros. Participaram também o diretor de Marketing, Inteligência e Comunicação da Embratur, Silvio Nascimento; o diretor de Gestão Corporativa da Agência, Edson Queiroz; e autoridades do Ministério do Turismo.

Em sua fala, o presidente da Embratur chamou a atenção para o fato de o Brasil estar pronto para ser visitado pelos turistas internacionais, principalmente em virtude do avanço da vacinação contra a Covid-19. “Estamos com uma grande retomada do setor do turismo, com fluxo aéreo e ocupação hoteleira chegando cada vez mais perto dos níveis de antes da pandemia com relação ao turismo interno. Esperamos receber cada vez mais visitantes vindos dos Emirados Árabes e trabalhamos para isso durante a excepcional Expo Dubai 2020, que está sendo um sucesso de público”, disse Carlos Brito.

O embaixador Saleh Alsuwaidi reforçou que está à disposição para colaborar com a Embratur no trabalho de atração de turistas de seu país e ressaltou sua felicidade pelo aumento das relações estratégicas entre Brasil e Emirados Árabes. “Se intensificaram muito após a histórica visita do presidente Jair Bolsonaro ao nosso país, em 2019. Em novembro, haverá uma segunda visita de Bolsonaro, o que impulsionará ainda mais esta aproximação. Acreditamos que o turismo é um dos pontos chave para o aumento das relações entre os dois países, que são formados por diversos povos, religiões e que procuram dar liberdade para que todos aproveitem a vida e as suas famílias”, indicou.

Ao lembrar que as reuniões realizadas pela comitiva brasileira do setor do Turismo na abertura da Expo Dubai 2020, no início de outubro, foram muito produtivas, o presidente da Embratur agradeceu pela retomada de voos da Emirates a São Paulo (a partir de 31 de outubro o Airbus A380 voltará a operar a rota) e reforçou a importância de que a companhia aérea também retorne seu voo ao Rio de Janeiro, além de avaliar operar em outros destinos brasileiros, como os do Nordeste. “Vamos acompanhar o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, e o presidente da República, Jair Bolsonaro, durante a Semana do Brasil na Expo Dubai 2020 em novembro. Esperamos um novo encontro por lá para darmos prosseguimento a parcerias e negociações tão relevantes”, disse Carlos Brito, com a concordância de Saleh Alsuwaidi.

INVESTIMENTOS NO TURISMO BRASILEIRO – Em apresentações realizadas pela secretária Nacional de Atração de Investimento do Ministério do Turismo, Débora Gonçalves, e pela gerente de Geração de Receitas da Embratur, Claudine Bichara, foram indicados projetos prontos para captação de investimento em diversos estados brasileiros, como Pará, Distrito Federal, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Bahia e Rio de Janeiro. Os projetos estão disponíveis no Portal de Investimentos do Ministério do Turismo. “Quero parabenizar pela realização desta apresentação e também pela preparação dos documentos complementares que recebi, muito úteis para que possamos nos aprofundar e buscar reuniões com todos os stakeholders”, disse Saleh Alsuwaidi. “Pela via do turismo é possível mostrar o quanto o Brasil é uma nação alegre e pronta para recepcionar a todos”, reconheceu o embaixador emiradense.

Acompanhando o embaixador esteve presente a Assessora Estratégica da Embaixada dos Emirados Árabes Unidos, Daniela Reple. Pela Embratur, acompanhou a reunião o gerente de Gestão de Unidades no Exterior e Processos Administrativos, Heitor Kadri. Representando o Ministério do Turismo, estiveram presentes o chefe da Assessoria Especial de Relações Internacionais, Jorge Kadri; e o diretor de Atração de Investimentos, Luiz Carlos Belém.