Rota do Enxaimel, em Santa Catarina, recebe selo da OMT como uma das melhores vilas turísticas do mundo

A Rota do Enxaimel, localizada no bairro Testo Alto em Pomerode (SC), foi reconhecida pela Organização Mundial do Turismo (OMT), agência especializada em turismo ligada à Organização das Nações Unidas (ONU), como uma das melhores vilas turísticas do mundo. Em cerimônia realizada durante a 24ª Assembleia Geral da OMT, em Madri, nesta quinta-feira (2/12), o roteiro recebeu o selo International Best Tourism Villages.

“A Rota do Enxaimel é famosa por ter a maior concentração de casas construídas no estilo germânico fora da Alemanha. Este selo é um grande reconhecimento ao trabalho de preservação de tradições aliado ao cuidado com o meio ambiente”, salienta o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, presente à cerimônia junto do presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), Carlos Brito. “Em nossas ações internacionais de promoção vamos dar publicidade a este atrativo tão especial do Sul do Brasil”, indicou Brito.

A Rota do Enxaimel possui cerca de 50 casas ao longo de 16km, em um percurso tombado como patrimônio paisagístico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Na técnica enxaimel, as estruturas de madeira são construídas sem nenhum prego ou parafuso, apenas com encaixes. O representante da Associação Rota do Enxaimel, Albert Sabin, esteve presencialmente em Madri para receber o reconhecimento das mãos do secretário geral da OMT, Zurab Pololikashvil.

Foto: Roberto Castro / MTUR