Embratur participa de reunião do Conselho Nacional do Turismo

O presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), Carlos Brito, participou, nesta terça-feira (14/12), de reunião do Conselho Nacional do Turismo (CNT) realizada no Ministério do Turismo, em Brasília. A pauta do encontro foi a retomada das atividades turísticas e as ações em planejamento para o ano de 2022 e a reunião contou com a participação do ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.

Órgão colegiado com a atribuição de assessorar o Ministro de Estado do Turismo na formulação e na aplicação da Política Nacional de Turismo e dos planos, programas, projetos e atividades dela derivados, o CNT é composto por representantes do Governo Federal e por entidades dos diversos segmentos relacionados à atividade turística. Durante o encontro, líderes das principais entidades representativas do setor do Turismo nacional apresentaram as principais ações em desenvolvimento, indicaram suas expectativas e ressaltaram a importância da realização da reunião de forma presencial.

“Aprendemos nesta pandemia a trabalhar em conjunto. Temos um potencial muito grande de recuperação e o mercado já está reagindo, embora tenhamos muitos desafios a superar, como a diminuição dos custos e o investimento no digital para uma competição saudável com as OTA’s (Online Travel Agency), que vieram para ficar”, pontuou Roberto Nedelciu, presidente da Associação Nacional dos Operadores de Turismo (Braztoa).

Após detalhamento de todo o plano em execução pelo Ministério do Turismo, como Medidas Provisórias que ajudaram na superação da pandemia, realização de campanhas promocionais e mais de três mil obras de infraestrutura turística em todo o território nacional, o ministro Gilson Machado Neto saudou a presença dos conselheiros e ressaltou para que contem com o seu empenho para a superação dos desafios que ainda precisam ser solucionados.

Encerrando a reunião, o presidente da Embratur, Carlos Brito, agradeceu a parceria de todos os membros do Conselho Nacional do Turismo e parabenizou a equipe do Ministério do Turismo e o ministro da Pasta pelos árduos esforços para a retomada das atividades. “Estou aqui quase que diariamente e vejo todo o trabalho que é feito. A Embratur e o Ministério estão ao lado de todo o trade e queremos colocar o Brasil na prateleira internacional do turismo”, disse.