Turismo Acessível no Distrito Federal é tema de Acordo de Cooperação Técnica entre Embratur, Ministério do Turismo e Setur-DF

Com o objetivo de promover e desenvolver o Turismo Acessível em Brasília, a Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), o Ministério do Turismo e a Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF) firmaram um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) nesta quinta-feira (17/2). O documento foi assinado em evento realizado na Casa de Chá, localizada na Praça dos Três Poderes, um dos importantes pontos turísticos da Capital Federal.

O ACT estabelece um plano de trabalho para que sejam colocadas em prática ações conjuntas que beneficiarão turistas com deficiência ou mobilidade reduzida. À Embratur caberá a promoção do Distrito Federal como destino turístico acessível, após ações anteriores tomadas pela Setur-DF e pelo Ministério do Turismo para garantia da infraestrutura adequada nos atrativos turísticos, tecnologias e desenvolvimento de rotas, cursos, materiais de qualificação, entre outras ações.

“Turismo Acessível é uma pauta de extrema importância e é uma bandeira levantada e carregada pelo presidente Jair Bolsonaro, pela primeira-dama Michelle Bolsonaro e pelo ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, que enquanto presidente da Embratur criou a Gerência de Turismo Acessível para desenvolvimento deste tema que gera felicidade e inclusão. Estejam certos de que a Agência promoverá mundo afora a Capital do Brasil, reforçando o quanto é inclusiva com relação ao turismo”, disse Edson Queiroz, diretor de Gestão Corporativa da Embratur, representando no evento o presidente da Agência, Carlos Brito.

As medidas tomadas para a inclusão de turistas tem potencial de beneficiar 46 milhões de brasileiros, de acordo com Vanessa Mendonça, secretária de Turismo do Distrito Federal, além de 131 mil brasilienses. “Recebi a missão do governador Ibaneis Rocha de trabalhar para consolidar Brasília como um destino de referência no turismo acessível”, salientou.

Durante o evento foram lançados dois miniguias preparados pela Setur-DF onde são detalhadas adequações na Rota Arquitetônica Acessível (Praça dos Três Poderes, Catedral, Torre de TV, Planetário, Complexo da República e Memorial JK) e na Rota Religiosa Acessível (Igrejinha de Fátima, Catedral Rainha da Paz, Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, Templo da Boa Vontade e Santuário Dom Bosco). Os atrativos possuem vagas nos estacionamentos com zebramento e meio fio rebaixado, acesso ao memorial sem degraus, piso tátil, elevador para acesso ao segundo pavimento, Banheiros acessíveis, material promocional em braile (com braile ou audiodescrição na maioria das obras expostas), cadeira de rodas disponíveis para empréstimo, atendentes qualificados e entrada gratuita para PCD e acompanhante

A Secretaria Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo do Ministério do Turismo será a responsável, dentro da Pasta, pela execução do plano de trabalho do ACT junto à Setur-DF e à Embratur. O documento tem vigência de 24 meses e foi assinado pelo diretor de Gestão Corporativa da Embratur, Edson Queiroz, pela secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça e pelo secretário Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo do Ministério do Turismo, Fábio Pinheiro. “Pretendemos beneficiar também as pessoas com mobilidade reduzida, como por exemplo, os idosos, os obesos e se somarmos esses números podemos chegar a 66% da população brasileira, por esse motivo o programa é uma prioridade de governo federal”, detalhou Pinheiro.

Pela Embratur, estiveram presentes no evento de assinatura do ACT a gerente de Turismo Acessível, Eline Barbosa, e o coordenador de Turismo Náutico, Gentil Venâncio. Também participaram Henrique Severien, presidente da ABIH/DF; Flávio Pereira dos Santos, secretário de Estado da Pessoa com Deficiência do Distrito Federal; José Aparecido da Costa Freire, Presidente da Fecomércio/DF; Samuel Ossa Dietsch, Ministro Conselheiro da Embaixada do Chile; dentre outras autoridades.


Foto de Renato Braga / Setur-DF – Da esquerda para a direita: Fábio Pinheiro (secretário Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo do Ministério do Turismo), Vanessa Mendonça (secretária de Turismo do Distrito Federal) e Edson Queiroz (diretor de Gestão Corporativa da Embratur)

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.