MTur e Embratur participam de reuniões setoriais com expositores na WTM Latin America

Compromissos foram realizados durante o segundo dia da feira, no Expo Center Norte. Programação encerra nesta quinta-feira (7/4)

Uma das principais feiras de turismo do continente, a WTM Latin America teve seu segundo dia de programação nesta quarta-feira (6/4), no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). Depois de participar da abertura da exposição nesta terça-feira (5), a Embratur esteve mais uma vez no pavilhão, desta vez representada pelo presidente Silvio Nascimento e pela diretora de Marketing, Inteligência e Comunicação do órgão, Karisa Vilas Boas Nogueira, que acompanharam o ministro do Turismo do Brasil, Carlos Brito, e aproveitaram a presença na feira para realizar reuniões setoriais.

Um dos encontros foi com o ministro do Turismo da Argentina, Matías Lammens. Na pauta, medidas para aumentar a conectividade aérea entre os dois países e ações para fortalecer o fluxo de visitantes. “Tivemos uma conversa com o ministro da Argentina para fazer promoções conjuntas, inclusive com as companhias aéreas. Que a gente possa promover o Brasil lá e que eles possam promover a Argentina aqui. É uma parceria que tem que existir. Afinal de contas, somos os maiores emissores de turistas para lá e eles são os maiores emissores de turistas para o Brasil”, avaliou o presidente da Embratur.

Segundo o Anuário Estatístico do Ministério do Turismo, dos 6,3 milhões de visitantes estrangeiros que vieram ao país em 2019, 1,9 milhão eram argentinos. O segundo lugar, a título de comparação, ficou com os Estados Unidos, com 509 mil turistas.

O ministro do Turismo, Carlos Brito, destacou a importância da feira e do retorno dos eventos presenciais do setor no país. “A WTM América Latina marca a retomada do turismo no Brasil e volta a ser presencial após ficar suspensa pela pandemia de Covid-19”, disse. “Aqui na feira pudemos perceber a forte movimentação do setor, com a presença de vários segmentos, participação de 50 países, 600 expositores e a presença de 8 mil visitantes”, destacou.

Silvio Nascimento também ressaltou o formato presencial do evento. “Retomada é a palavra chave. É a primeira WTM presencial desde 2020. Em 2021, foi virtual. Então, é extremamente importante o Brasil ter o seu estande aqui com o Ministério do Turismo e a Embratur estar aqui presente. Esse tipo de iniciativa marca mais uma vez uma retomada do turismo”, finalizou o presidente da Embratur, que aproveitou a presença na WTM Latin America para visitar os estandes da exposição e ver de perto as novidades e produtos da feira.

Também acompanharam as discussões na feira o chefe da assessoria internacional da Embratur, Heitor Kadri, e André Reis, gerente de gabinete da Agência.

 

Foto: Roberto Castro /Ministério do Turismo