Operadoras confirmam retomada do turismo e registram número histórico de embarques em 2021

Segundo anuário da Braztoa, foram 7,4 milhões de embarques ao longo do ano passado, 14,1% a mais do que em 2019; para Embratur, desafio agora é alcançar novamente os números de turistas estrangeiros que visitaram o país na pré-pandemia

Um dos setores mais afetados pela pandemia de Covid-19, o turismo começou a dar fortes sinais de recuperação em 2021. Depois de ver o número de passageiros embarcados cair de 6,5 milhões em 2019 para 3,3 milhões em 2020, a Associação Brasileira das Operadores de Turismo (Braztoa) divulgou em seu anuário o balanço do ano passado: foram 7,4 milhões de embarques realizados via compra de pacotes com as empresas associadas, número recorde para o segmento.

Os dados apontam para um crescimento de 124,6% em relação a 2020 e de 14,1% em relação a 2019, último ano sem os efeitos da pandemia. Em relação ao faturamento, as operadoras de turismo ainda buscam repor as perdas. Em 2021, foram R$ 7,1 bilhões, número 44% menor do que o alcançado em 2019 (R$ 15,1 bilhões). A explicação é o grande número de remarcações devido à pandemia, o que justifica a alta nos embarques no período sem a compensação no faturamento.

Por conta da pandemia, a Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) teve sua função alterada em boa parte do ano passado. Atendendo à Lei 14.002/2020, a Agência virou suas atenções à promoção do turismo interno. Só a partir de julho de 2021 a Embratur retomou sua missão principal, de promover os destinos brasileiros no exterior.

O desafio agora é reforçar a atração de turistas estrangeiros para alcançar novamente os números pré-pandemia. De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o turismo deixou de faturar R$ 214 bilhões em 2021. Dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) mostram que 2,55 milhões de passageiros internacionais embarcaram para o Brasil no ano passado, 23% a menos do que em 2020.

O presidente da Embratur, Silvio Nascimento, comemora os resultados e ressalta a atuação da Agência na atração de turistas estrangeiros ao Brasil. “A atuação da Embratur na promoção nacional foi um desafio grande e coordenado com o Ministério do Turismo. Ficamos felizes com os resultados alcançados pelo setor, que sofreu duramente os efeitos econômicos da pandemia. Desde julho, nossos esforços estão voltados novamente para a promoção internacional e estamos trabalhando sem parar para que a vinda de turistas estrangeiros siga crescendo e alcancemos resultados positivos o quanto antes”, afirma.

O ministro do Turismo, Carlos Brito, reforçou as expectativas positivas para o futuro próximo e destacou o potencial do Brasil para o cenário pós-pandemia. “O governo federal não mediu esforços para salvar o setor turístico e lançou várias ações para diminuir os impactos da pandemia. Agora, estamos vendo uma retomada efetiva e um otimismo de todos”, comentou o ministro.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.