Embratur acompanha o MTur em entrega de casarões históricos em São Luís (MA)

Para o presidente da Agência, Silvio Nascimento, a capital e o estado do Maranhão têm um grande potencial a ser explorado no turismo

Nesta quarta-feira (20/04), o presidente da Embratur, Silvio Nascimento, esteve com o ministro do Turismo, Carlos Brito, em São Luís (MA) para acompanhar a entrega da restauração de dois casarões no centro da cidade. As obras foram realizadas com R$ 1,6 milhão do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia federal vinculada à Secretaria Especial da Cultura.

Os prédios ficam na Rua da Palma e na Rua do Giz e tiveram as fachadas, portas e janelas restauradas. Além disso, foram trocadas as estruturas do telhado, com ampliação do forro de madeira. Os sistemas hidráulico e elétrico foram renovados e ainda foram instaladas pias, vasos sanitários e chuveiros, além da renovação da pintura externa e interna.

Para o presidente da Embratur, tanto a capital quanto o estado do Maranhão têm vocação para o turismo e devem ser apresentados mundo afora. “Além do enorme potencial para os segmentos de turismo de natureza e de sol e praia, São Luís, assim como o estado do Maranhão, tem uma história belíssima que merece ser divulgada para todo o mundo”, afirmou Silvio Nascimento.

Além da restauração, o ministro Carlos Brito lembrou que os prédios serão ainda melhor aproveitados pela cidade. “A restauração desses dois casarões tem um significado ainda maior: além de requalificarem prédios históricos, transformaram as dependências locais em moradias para dezenas de famílias”, destacou o ministro.

A ação faz parte do programa “Vem pro Centro”, da prefeitura de São Luís. Dezenas de famílias maranhenses vão passar a ocupar os casarões com o fim das reformas.

Com informações do Iphan e do Ministério do Turismo
Foto: Pedro França/MTur