Embratur recebe Iphan, IBI e representantes de Tocantins e Joinville em Brasília

Agência realizou reuniões com entidades, estado e município para discutir ações de promoção no exterior

A Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) realizou uma série de agendas nesta quarta-feira (4/5) com representantes de entidades e destinos brasileiros. O presidente da Embratur, Silvio Nascimento, teve reuniões com o Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan), com o Instituto Brasileiro de Integração (IBI) e recebeu representantes do estado do Tocantins e da cidade de Joinville (SC).

Visando reforçar a promoção do patrimônio histórico do país no exterior, Nascimento se reuniu com a presidente do Iphan, Larissa Peixoto. O tema do encontro foi a ampliação da divulgação de destinos reconhecidos mundialmente por suas características históricas, como Brasília, Ouro Preto, Olinda, São Luís, Salvador, Serra da Capivara entre tantos outros.

“O Brasil tem um patrimônio histórico muito rico e atrativo, com grande potencial de divulgação para o mundo todo. Já temos um ótimo posicionamento nesse segmento e o Iphan trabalha diariamente para aumentar ainda mais nossa lista de patrimônios”, afirmou Silvio Nascimento.

Desde 2019, o Iphan entregou 70 obras de restauração e requalificação de espaços e construções históricas em todo o país. Foram R$ 290 milhões em investimentos do Instituto. Atualmente, a entidade conta com 76 obras em execução no valor de R$ 390 milhões.

Festas juninas

Em reunião com a presidente do Instituto Brasileiro de Integração (IBI), Edilane Oliveira, o presidente da Agência foi apresentado ao projeto Brasil Junino. Nascimento e Oliveira conversaram sobre a importância da manifestação cultural e das festas tradicionais do país para ações promocionais no exterior.

O evento já é apoiado pela Embratur e reúne sete festas juninas brasileiras: Caruaru (Pernambuco), Campina Grande (Paraíba), Aracaju (Sergipe), Mossoró (Rio Grande do Norte), Bahia, Ceilândia (Distrito Federal) e São Luís do Maranhão (Maranhão).

Joinville e Tocantins

Outros dois importantes destinos turísticos brasileiros marcaram presença na sede da Embratur nesta quarta-feira. O secretário de Cultura e Turismo de Joinville, Guilherme Gassenferth, conversou com o presidente Silvio Nascimento sobre a promoção da cidade catarinense no exterior. Joinville conta com a única filial do Teatro Bolshoi fora da Rússia, além da tradicional Festa das Flores e atrativos como o Museu de Arte e o Museu Nacional de Imigração e Colonização.

Já Tocantins, famosa por abrigar o Jalapão e outros destinos de Natureza, foi representada pelo secretário de Cultura e Turismo do estado, Hercy Filho. O apoio à divulgação dos destinos tocantinenses para atração de turistas internacionais foi a pauta do encontro.

Fotos: Erasmo Salomão/Embratur