Mais de 530 mil visitantes estrangeiros vieram ao Brasil no primeiro bimestre. Malha aérea internacional brasileira registrou aumento de quase 200% de voos mensais
O Dia Nacional do Turismo – comemorado anualmente em 8 de maio – visa conscientizar a população sobre as belezas naturais e culturais do Brasil e, consequentemente, fomentar as atividades turísticas. Em 2022, a data pode ser celebrada também em virtude de números positivos do setor após dois anos de restrições impostas pela pandemia de Covid-19. Levantamento feito pela Embratur mostra um cenário de retomada, com aumento de visitantes estrangeiros, malha aérea retornando ao fluxo de 2019, além de acréscimo considerável do gasto do turista internacional no país.
“Os dados reforçam que o Brasil é um destino atrativo e seguro para qualquer turista e, com a flexibilização das restrições e as ações de promoção do Brasil no exterior que temos feito, estamos vendo o número de visitantes estrangeiros aumentar. É um cenário de retomada importante para o Brasil, porque o setor é também um dos grandes geradores de emprego e renda para o país”, comemora Silvio Nascimento, presidente da Embratur.
Entre janeiro e fevereiro de 2022, mais de 530 mil visitantes estrangeiros vieram ao país, de acordo com o Sistema de Tráfego Internacional (STI) da Polícia Federal. O volume de turistas gerou US$ 781 milhões em gastos nesse mesmo período, conforme balanço de pagamentos do Banco Central, que configura aumento de 63% em relação aos US$ 480 milhões registrados no primeiro bimestre de 2021.
A Malha Aérea Internacional brasileira também aponta dados animadores para o turismo. Em abril, o número de voos mensais chegou a 2.983, um aumento de 191,21% em relação ao mesmo mês de 2021. Atualmente, a malha opera em torno de 50,74% da capacidade que havia em 2019. De acordo com a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), até janeiro de 2023, estão previstos 136 novos voos internacionais e outros 30 serão retomados ou terão sua frequência ampliada.
Próximas ações
Responsável por promover o Brasil internacionalmente, a Embratur trabalha para ampliar o interesse dos viajantes estrangeiros e manter o cenário crescente do setor. Ao retornar às feiras internacionais de turismo de forma presencial, a Agência planeja ao menos 14 participações nestes eventos durante todo o ano de 2022.
Outra frente da Embratur para seguir ampliando a quantidade de estrangeiros para o Brasil são as campanhas publicitárias de promoção dos destinos nacionais no exterior. Até o fim do ano, estão previstas ações para Estados Unidos, Europa e América Latina. A primeira, para os Estados Unidos – o segundo emissor de turistas para o Brasil, ficando atrás apenas da Argentina – deve ocorrer até o fim de maio
Foto: Bruna Prado/MTur