No Dia Nacional do Turismo, Embratur comemora números que demonstram reação do setor

Mais de 530 mil visitantes estrangeiros vieram ao Brasil no primeiro bimestre. Malha aérea internacional brasileira registrou aumento de quase 200% de voos mensais

O Dia Nacional do Turismo – comemorado anualmente em 8 de maio – visa conscientizar a população sobre as belezas naturais e culturais do Brasil e, consequentemente, fomentar as atividades turísticas. Em 2022, a data pode ser celebrada também em virtude de números positivos do setor após dois anos de restrições impostas pela pandemia de Covid-19. Levantamento feito pela Embratur mostra um cenário de retomada, com aumento de visitantes estrangeiros, malha aérea retornando ao fluxo de 2019, além de acréscimo considerável do gasto do turista internacional no país.

“Os dados reforçam que o Brasil é um destino atrativo e seguro para qualquer turista e, com a flexibilização das restrições e as ações de promoção do Brasil no exterior que temos feito, estamos vendo o número de visitantes estrangeiros aumentar. É um cenário de retomada importante para o Brasil, porque o setor é também um dos grandes geradores de emprego e renda para o país”, comemora Silvio Nascimento, presidente da Embratur.

Entre janeiro e fevereiro de 2022, mais de 530 mil visitantes estrangeiros vieram ao país, de acordo com o Sistema de Tráfego Internacional (STI) da Polícia Federal. O volume de turistas gerou US$ 781 milhões em gastos nesse mesmo período, conforme balanço de pagamentos do Banco Central, que configura aumento de 63% em relação aos US$ 480 milhões registrados no primeiro bimestre de 2021.

A Malha Aérea Internacional brasileira também aponta dados animadores para o turismo. Em abril, o número de voos mensais chegou a 2.983, um aumento de 191,21% em relação ao mesmo mês de 2021. Atualmente, a malha opera em torno de 50,74% da capacidade que havia em 2019. De acordo com a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), até janeiro de 2023, estão previstos 136 novos voos internacionais e outros 30 serão retomados ou terão sua frequência ampliada.

Próximas ações

Responsável por promover o Brasil internacionalmente, a Embratur trabalha para ampliar o interesse dos viajantes estrangeiros e manter o cenário crescente do setor. Ao retornar às feiras internacionais de turismo de forma presencial, a Agência planeja ao menos 14 participações nestes eventos durante todo o ano de 2022.

Outra frente da Embratur para seguir ampliando a quantidade de estrangeiros para o Brasil são as campanhas publicitárias de promoção dos destinos nacionais no exterior. Até o fim do ano, estão previstas ações para Estados Unidos, Europa e América Latina. A primeira, para os Estados Unidos – o segundo emissor de turistas para o Brasil, ficando atrás apenas da Argentina – deve ocorrer até o fim de maio

Foto: Bruna Prado/MTur

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.