Embratur negocia parcerias para promover o Brasil em Dubai

No segundo dia de programação nos Emirados Árabes, Agência estreita relação com entidades-chave para divulgação do país

Empenhada em atrair mais turistas dos Emirados Árabes ao Brasil, a Embratur se reuniu, nesta quarta-feira (11/05), em Dubai, com entidades-chave para divulgação do país. A Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB) abriu as portas para a comitiva brasileira em reunião que ajudou a estreitar a relação entre as entidades, enquanto o segundo encontro, com o Grupo Al Rais, serviu para dar sequência ao protocolo de intenções de firmar parceria para promover o Brasil no Oriente Médio.

A primeira agenda, com a CCAB, teve como objetivo inserir o turismo entre as atividades exploradas pela Câmara nos países árabes, um mercado com previsão de gastos de US$ 208 bilhões em 2024.

O presidente da Embratur, Silvio Nascimento, apresentou ao diretor da CCAB, Rafael Solimeo, e aos executivos Ahmed Kamal e Noury Dweidary, ações e atividades da Agência que podem ser exploradas para atrair o interesse do mundo árabe para o Brasil.

“Os Emirados Árabes Unidos são um grande mercado e temos certeza de que iremos atrair o interesse deles para conhecer as belezas do Brasil. Contar com parceiros in loco será importante na promoção de mais destinos do nosso país”, afirma Nascimento.

Estabelecida no mercado árabe e com escritório em Dubai há quatro anos, a CCAB conta com 2,8 mil associados no Brasil. Após a reunião, ficou acordado que a Câmara irá enviar uma proposta de associação para a Embratur. Além disso, será feito um memorando de entendimento para que a entidade repasse informações sobre o mercado árabe.

Em outro compromisso nesta quarta-feira, Silvio Nascimento e a gerente de Geração de Receitas da Embratur, Claudine Bichara, conversaram com Mohamed Al Rais, diretor do Grupo Al Rais, sobre possível acordo de promoção do Brasil na região.

A ideia é que a Al Rais possa funcionar como um ponto de venda do Brasil e trabalhar em parceria com o marketing da Embratur para promover o país. A reunião segue um contato já estabelecido entre Embratur e Al Rais durante a Expo Dubai, em novembro de 2021. À época, foi assinada uma carta de intenções em que a Agência demonstrou interesse em firmar parceria com o grupo internacional para promover o Brasil no Oriente Médio.

Ainda em relação ao trabalho de aproximação com parceiros para divulgar os atrativos brasileiros, a Embratur mantém a expectativa de inaugurar no futuro um escritório em Dubai.

Encontro pesado

Durante agenda em Dubai, o presidente da Embratur, Silvio Nascimento, bateu um papo com o ídolo brasileiro e um dos maiores nomes da história das Mixed Martial Arts (MMA), Anderson Silva. O ex-campeão do Ultimate Fight Championship (UFC) aproveitou o encontro em solo internacional para destacar as belezas do Brasil e ressaltar o papel da Embratur como referência na promoção do turismo.

“A gente tem um país lindo e a Embratur vem fazendo um trabalho maravilhoso, mostrando o que a gente tem de melhor no Brasil. Você que quer visitar o Brasil, vem com a gente, vem pela Embratur, que você vai ter grandes emoções e coisas lindas para ver no nosso país”.

Silvio Nascimento aproveitou o contato com Anderson Silva para explicar e mensurar o potencial do turismo brasileiro. Já o lutador brasileiro, que conta com fãs por todo o mundo e mais de 17 milhões de seguidores nas mídias sociais, afirmou que por onde passa só vê elogios ao Brasil e pode contribuir para potencializar a imagem do país internacionalmente.

Agenda em Dubai

Na terça-feira (10/05), a comitiva da Embratur visitou a Feira Arabian Travel Market – ATM, um dos maiores eventos de turismo de negócios do continente asiático. Na ocasião, Nascimento se reuniu com membros do Dubai Economy and Tourism, o Ministério do Turismo local, e negociou memorando de entendimento para alinhar ações entre as instituições para a promoção do Brasil na cidade.

A programação da Embartur em Dubai continua nesta quinta-feira (12/05) com mais reuniões com grandes empresas para a promoção internacional do Brasil.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.