No segundo dia de programação nos Emirados Árabes, Agência estreita relação com entidades-chave para divulgação do país
Empenhada em atrair mais turistas dos Emirados Árabes ao Brasil, a Embratur se reuniu, nesta quarta-feira (11/05), em Dubai, com entidades-chave para divulgação do país. A Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB) abriu as portas para a comitiva brasileira em reunião que ajudou a estreitar a relação entre as entidades, enquanto o segundo encontro, com o Grupo Al Rais, serviu para dar sequência ao protocolo de intenções de firmar parceria para promover o Brasil no Oriente Médio.
A primeira agenda, com a CCAB, teve como objetivo inserir o turismo entre as atividades exploradas pela Câmara nos países árabes, um mercado com previsão de gastos de US$ 208 bilhões em 2024.
O presidente da Embratur, Silvio Nascimento, apresentou ao diretor da CCAB, Rafael Solimeo, e aos executivos Ahmed Kamal e Noury Dweidary, ações e atividades da Agência que podem ser exploradas para atrair o interesse do mundo árabe para o Brasil.
“Os Emirados Árabes Unidos são um grande mercado e temos certeza de que iremos atrair o interesse deles para conhecer as belezas do Brasil. Contar com parceiros in loco será importante na promoção de mais destinos do nosso país”, afirma Nascimento.
Estabelecida no mercado árabe e com escritório em Dubai há quatro anos, a CCAB conta com 2,8 mil associados no Brasil. Após a reunião, ficou acordado que a Câmara irá enviar uma proposta de associação para a Embratur. Além disso, será feito um memorando de entendimento para que a entidade repasse informações sobre o mercado árabe.
Em outro compromisso nesta quarta-feira, Silvio Nascimento e a gerente de Geração de Receitas da Embratur, Claudine Bichara, conversaram com Mohamed Al Rais, diretor do Grupo Al Rais, sobre possível acordo de promoção do Brasil na região.
A ideia é que a Al Rais possa funcionar como um ponto de venda do Brasil e trabalhar em parceria com o marketing da Embratur para promover o país. A reunião segue um contato já estabelecido entre Embratur e Al Rais durante a Expo Dubai, em novembro de 2021. À época, foi assinada uma carta de intenções em que a Agência demonstrou interesse em firmar parceria com o grupo internacional para promover o Brasil no Oriente Médio.
Ainda em relação ao trabalho de aproximação com parceiros para divulgar os atrativos brasileiros, a Embratur mantém a expectativa de inaugurar no futuro um escritório em Dubai.
Encontro pesado
Durante agenda em Dubai, o presidente da Embratur, Silvio Nascimento, bateu um papo com o ídolo brasileiro e um dos maiores nomes da história das Mixed Martial Arts (MMA), Anderson Silva. O ex-campeão do Ultimate Fight Championship (UFC) aproveitou o encontro em solo internacional para destacar as belezas do Brasil e ressaltar o papel da Embratur como referência na promoção do turismo.
“A gente tem um país lindo e a Embratur vem fazendo um trabalho maravilhoso, mostrando o que a gente tem de melhor no Brasil. Você que quer visitar o Brasil, vem com a gente, vem pela Embratur, que você vai ter grandes emoções e coisas lindas para ver no nosso país”.
Silvio Nascimento aproveitou o contato com Anderson Silva para explicar e mensurar o potencial do turismo brasileiro. Já o lutador brasileiro, que conta com fãs por todo o mundo e mais de 17 milhões de seguidores nas mídias sociais, afirmou que por onde passa só vê elogios ao Brasil e pode contribuir para potencializar a imagem do país internacionalmente.
Agenda em Dubai
Na terça-feira (10/05), a comitiva da Embratur visitou a Feira Arabian Travel Market – ATM, um dos maiores eventos de turismo de negócios do continente asiático. Na ocasião, Nascimento se reuniu com membros do Dubai Economy and Tourism, o Ministério do Turismo local, e negociou memorando de entendimento para alinhar ações entre as instituições para a promoção do Brasil na cidade.
A programação da Embartur em Dubai continua nesta quinta-feira (12/05) com mais reuniões com grandes empresas para a promoção internacional do Brasil.