O amor está no ar! Hotel brasileiro é eleito o mais romântico do mundo

Prêmio internacional “TripAdvisor Travellers’ Choice Awards” aponta o Valle D’Incanto, em Gramado, no topo da lista dos preferidos pelos casais

A edição 2022 do prêmio TripAdvisor Travellers’ Choice Awards apontou o Valle D’Incanto Experience, em Gramado (RS), como o hotel mais romântico do mundo. A hospedagem na serra gaúcha superou destinos como Rancho Pacifico Uvita (2º), na Costa Rica, The Falls Montville (3º), na Australia, além de outros estabelecimentos em destinos badalados como Itália, Grécia e Ilhas Maldivas. O Brasil aparece ainda em 14º no ranking do site TripAdvisor com o L.A.H. Hostellerie, em Campos do Jordão (SP).

“É importante para o Brasil ter esse tipo de reconhecimento. Além das belezas e destinos incríveis, o turista estrangeiro precisa saber que temos estrutura, acomodações impecáveis e segurança para recebe-los bem”, afirma o presidente da Embratur, Silvio Nascimento.

A premiação é baseada em avaliações, pontuações e destaques de viajantes de todos os lugares do mundo nos últimos 12 meses. Em 2021, o Valle D’Incanto já havia ocupado o topo da lista dos preferidos pelos casais, mas somente entre acomodações sul-americanas. A idealizadora do hotel, Cris Endres, conta que isso foi uma indicação para investir mais em profissionais bilíngues e outras iniciativas que atraiam e acomodem melhor o turista estrangeiro.

“O aumento do interesse já aconteceu do ano passado para cá. A gente tem recebido mais estrangeiros e o hotel está se preparando cada vez mais. Hoje, nosso quadro conta muito mais com funcionários bilingues e isso é reflexo desses prêmios internacionais”, vibra Cris. “O hotel Valle D’incanto foi um lindo sonho construído com amor, desde o primeiro tijolo, e isso está presente em todos os cantos e ações. Os casais sentem isso”, completa.

Entre as experiências diferenciadas estão jantares intimistas no Jardim I’ncantado, decoração lúdica no quarto, além da arquitetura toscana, que proporciona cantos que unem os românticos. O hotel oferece também diversas comodidades gratuitas para incrementar a hospedagem, como um menu de travesseiros, passeios em bicicletas no estilo vintage e um delicioso banquete de chá da tarde.

Brasil no topo

Além de ter dois hotéis entre os mais românticos do mundo, o Brasil está no topo em outras categorias e rankings. O Hotel Colline de France, também de Gramado (RS), foi eleito o segundo melhor hotel do mundo, também em lista da Tripadvisor.

Recentemente, o país foi reconhecido internacionalmente por ser um bom anfitrião para quem busca ter grandes experiências em viajar sozinho. De acordo com o relatório anual divulgado pelo US News & World Report, o Brasil foi apontado como o sétimo melhor país do mundo para turistas que costumam embarcar em voo solo.

O mesmo relatório divulgado pelo US News & World Report mostra o país como número 1 do mundo para quem busca o turismo de aventura.

Foto: Felipe Arioli Valduga/Divulgação

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.