Retomada do turismo internacional é tema de reunião da Comissão Regional das Américas da OMT

Embratur acompanhou o Ministério do Turismo em encontro para debates e troca de experiências em Punta del Este, no Uruguai

Com foco na retomada do turismo internacional, a cidade de Punta del Este, no Uruguai, recebeu nesta quinta-feira (19/5) a 67ª reunião da Comissão Regional das Américas da Organização Mundial do Turismo (OMT). O ministro do Turismo, Carlos Brito, representou o Brasil, acompanhado pelo presidente da Embratur, Silvio Nascimento.

Durante a reunião, a comitiva brasileira teve a oportunidade de se encontrar com o anfitrião do evento, o ministro do Turismo do Uruguai, Tabaré Viera, e com o secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili. O Brasil e a OMT estão finalizando negociações para a instalação do escritório da entidade no país, que terá como objetivo realizar a promoção internacional de todos os destinos das Américas.

Para Silvio Nascimento, o turismo é uma peça fundamental para a recuperação da economia do Brasil em um cenário pós-pandemia de Covid-19. “Temos a certeza de que o turismo é uma poderosa ferramenta de desenvolvimento socioeconômico para nossa nação e para o nosso povo. Embratur e Ministério do Turismo estão trabalhando incansavelmente para que essa retomada se concretize o quanto antes.”

Segundo estudo realizado pela GlobalData, empresa de dados e análises, o número de viagens internacionais deve atingir 68% do nível pré-pandemia já em 2022. A estimativa é de que esse número suba para 82% em 2023 e 97% em 2024. Em 2025, a expectativa é de que sejam realizadas 1,5 bilhão de partidas internacionais, superando os índices alcançados antes da pandemia e alcançando de vez a retomada das atividades turísticas.

Após a cerimônia de abertura do evento, realizada pelo secretário-geral da OMT, os ministros do Turismo dos países participantes conversaram sobre os desafios das Américas para acelerar a retomada do setor. Os representantes de cada país expuseram as perspectivas de curto prazo para o turismo em seus territórios, além de apontar as prioridades e obstáculos para a recuperação.

“Encontros como este são uma excelente oportunidade para expormos nossos planos de desenvolvimento do turismo e compartilharmos experiências e boas práticas, estabelecendo uma maior cooperação, o que certamente vai contribuir para ampliar o fluxo de turistas entre nossos países”, discursou o ministro do Turismo, Carlos Brito, destacando a importância da elaboração de roteiros turísticos integrados entre as nações do continente.

Programação

A reunião segue em Punta del Este nesta sexta-feira (20/5). Assessora jurídica da OMT, Alicia Gomez, vai apresentar o Código Internacional para a Proteção do Turista, ferramenta que vai auxiliar na restauração da confiança do consumidor no cenário pós-pandemia. Depois, será realizada uma apresentação técnica sobre o código, com representantes da Universidade Nacional Rio Negro (Argentina), da Universidade da República do Uruguai e da Universidade de Sassari (Itália).

O encontro segue com um debate sobre o desenvolvimento de políticas e legislação de proteção turística e gestão de crises em situação de emergência, com Kennedy Pemberton, da Associação dos Estados do Caribe, e Emily Steinmayr, especialista jurídica da OMT. Depois, haverá um painel com os ministros do Turismo dos países com foco em trocas de experiências e novos passos sobre como a pandemia impactou os países e a indústria do turismo.

Fotos: Roberto Castro/Mtur

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.