Companhias aéreas estão liberadas para retomar serviço de bordo em voos no Brasil

Fim do estado de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional e alteração de resolução da Anvisa permitem que passageiros façam refeições durante as viagens

Com o fim do estado de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin) decretado pelo Ministério da Saúde, as companhias aéreas estão liberadas para retomar o serviço de bordo durante seus voos no Brasil. A medida passou a valer no último domingo (22/5) e permite que os passageiros retirem suas máscaras para fazer refeições durante as viagens.

A novidade passou a valer graças à alteração feita pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na resolução que permite a flexibilização das medidas sanitárias adotadas tanto em aeroportos quanto em aeronaves.

A medida é mais um passo em direção à retomada total do turismo. De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), em abril deste ano o número de voos mensais chegou a 2.983, um aumento de 191,21% em relação ao mesmo mês em 2021.

Dois anos depois de a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar a pandemia de Covid-19, o Brasil sai oficialmente da emergência sanitária. De acordo com o Ministério da Saúde, a decisão foi tomada por conta do cenário epidemiológico arrefecido e pelo avanço da vacinação no país.

Segundo nota do Ministério da Saúde, o Brasil registra queda de mais de 80% nas médias móveis de casos e óbitos pela Covid-19 na comparação com o pico atingido no começo do ano pela variante Ômicron. As áreas técnicas da pasta indicam que o Brasil não se encontra mais em situação de emergência pública nacional, mas reforçam que nenhuma política pública de saúde será interrompida.