Uau! Brasil ilumina Times Square em nova campanha promovida pela Embratur: “Visit Brazil. A wow experience”

Divulgação de destinos incríveis do Brasil começa nesta terça-feira (24/5) com mais de 300 inserções por dia na principal avenida de Nova York. Ação também ocorre em Los Angeles, Houston, Dallas e Washington e nos principais canais de comunicação dos EUA

As cores, sensações e destinos incríveis do Brasil serão protagonistas nos Estados Unidos a partir desta terça-feira (24/5). Isso porque a Embratur dá início à campanha “Visit Brazil. A wow experience”, que ostenta temática divertida e repleta de interjeições norte-americanas para posicionar o Brasil como o melhor destino para os americanos. Durante os próximos 30 dias, a Agência vai trabalhar a marca Brasil em cinco praças totalmente diferentes em termos de interesse e cultura: Nova York, Los Angeles, Dallas, Houston e Washington.

Desde o início da manhã desta terça, a Times Square está abraçada pelo Brasil. A paisagem mais conhecida de Nova York conta com quatro painéis sequenciais posicionados na parte central da avenida, destacando as belezas do país. Serão 336 inserções diárias durante 30 dias. Veja a campanha em ação na Times Square.

“Nossa campanha promove a imagem do Brasil em um dos mercados mais importantes para nós. Ela potencializa o turismo em nosso país, gerando emprego, renda e oportunidades para o setor, a partir da atração de turistas norte-americanos, que estão sempre no nosso radar”, ressalta o presidente da Embratur, Silvio Nascimento.

A campanha “Visit Brazil. A wow experience” vai além dos painéis estratégicos. Entre as ações, estão peças para TVs abertas e fechadas, redes sociais, banners em sites especializados em turismo, branded content em portais, companhias aéreas e imprensa em geral.

De fácil entendimento e usual nos Estados Unidos, as interjeições dão à campanha um tom descontraído e de proximidade. Além do “wow”, também estão presentes expressões como “yummy”, “oooohhhh”, “yee-haw”, “woo-hoooo”, com as quais a Agência trabalhou particularidades dentro do turismo brasileiro (sol e praia, gastronomia, natureza e cultura) e dentro das especificidades de cada público.

Os Estados Unidos foram o segundo maior emissor de visitantes estrangeiros para o Brasil nos últimos anos. De acordo com o Anuário Estatístico do Ministério do Turismo, mais de 760 mil norte-americanos vieram ao país em 2019 e 2020, ficando atrás apenas da Argentina, principal emissor com mais de 2,7 milhões de turistas no mesmo período.

Atualmente, os voos entre Estados Unidos e Brasil representam quase 80% da frequência registrada em março de 2020, último mês antes do início da pandemia.

Roadshows

As iniciativas da Embratur de promoção do Brasil nos Estados Unidos envolvem ainda um ciclo de roadshows com diversos operadores, agentes, entidades e associações do setor. De 21 a 23 de junho, a rodada ocorrerá nas cidades de Chicago, Nova York e Toronto (Canadá). Já de 28 a 29 de junho, as ações serão feitas em Miami e Las Vegas.

O objetivo é ampliar a comercialização dos produtos e destinos turísticos brasileiros e a geração de novos negócios para destinos e empresas que compõem o turismo nacional.

Campanha de sucesso

Veiculada entre novembro de 2021 e abril de 2022 nos Estados Unidos, a última campanha da Embratur nos Estados Unidos, a “Brazil is visa-free. Come visit” gerou um acréscimo de US$ 5,7 milhões em viagens para o Brasil. Além disso, a ação aumentou em 78% as buscas pelo termo “visitbrasil” na comparação com o mesmo período do ano passado.

A campanha foi divulgada na televisão, na internet e em mídia exterior. Só na TV foram 1.673 inserções e mais de 14 milhões de impactos. Na mídia exterior a ação gerou mais de 38 milhões de impactos, enquanto a internet registrou 52 milhões de impactos, 12 milhões de visualizações de vídeos e 127 mil cliques para o site Visit Brazil.

O mote da campanha foi reforçar aos turistas norte-americanos que não é mais necessário tirar visto para visitar o Brasil. A medida do governo federal passou a valer a partir de 17 de junho de 2019 para Estados Unidos, Austrália, Japão e Canadá.

Parceria com o Sebrae

A campanha faz parte das ações previstas em parceria com o Sebrae que visam incentivar a divulgação dos destinos brasileiros no exterior. Além disso, a união busca fortalecer a indústria do turismo e alavancar o posicionamento do setor como atividade essencial para geração de emprego e renda do país, por meio da promoção internacional do Brasil. As iniciativas envolvem campanhas de promoção, press trips, roadshows, entre outras medidas. 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.