Uau! Brasil ilumina Times Square em nova campanha promovida pela Embratur: “Visit Brazil. A wow experience”

Divulgação de destinos incríveis do Brasil começa nesta terça-feira (24/5) com mais de 300 inserções por dia na principal avenida de Nova York. Ação também ocorre em Los Angeles, Houston, Dallas e Washington e nos principais canais de comunicação dos EUA

As cores, sensações e destinos incríveis do Brasil serão protagonistas nos Estados Unidos a partir desta terça-feira (24/5). Isso porque a Embratur dá início à campanha “Visit Brazil. A wow experience”, que ostenta temática divertida e repleta de interjeições norte-americanas para posicionar o Brasil como o melhor destino para os americanos. Durante os próximos 30 dias, a Agência vai trabalhar a marca Brasil em cinco praças totalmente diferentes em termos de interesse e cultura: Nova York, Los Angeles, Dallas, Houston e Washington.

Desde o início da manhã desta terça, a Times Square está abraçada pelo Brasil. A paisagem mais conhecida de Nova York conta com quatro painéis sequenciais posicionados na parte central da avenida, destacando as belezas do país. Serão 336 inserções diárias durante 30 dias. Veja a campanha em ação na Times Square.

“Nossa campanha promove a imagem do Brasil em um dos mercados mais importantes para nós. Ela potencializa o turismo em nosso país, gerando emprego, renda e oportunidades para o setor, a partir da atração de turistas norte-americanos, que estão sempre no nosso radar”, ressalta o presidente da Embratur, Silvio Nascimento.

A campanha “Visit Brazil. A wow experience” vai além dos painéis estratégicos. Entre as ações, estão peças para TVs abertas e fechadas, redes sociais, banners em sites especializados em turismo, branded content em portais, companhias aéreas e imprensa em geral.

De fácil entendimento e usual nos Estados Unidos, as interjeições dão à campanha um tom descontraído e de proximidade. Além do “wow”, também estão presentes expressões como “yummy”, “oooohhhh”, “yee-haw”, “woo-hoooo”, com as quais a Agência trabalhou particularidades dentro do turismo brasileiro (sol e praia, gastronomia, natureza e cultura) e dentro das especificidades de cada público.

Os Estados Unidos foram o segundo maior emissor de visitantes estrangeiros para o Brasil nos últimos anos. De acordo com o Anuário Estatístico do Ministério do Turismo, mais de 760 mil norte-americanos vieram ao país em 2019 e 2020, ficando atrás apenas da Argentina, principal emissor com mais de 2,7 milhões de turistas no mesmo período.

Atualmente, os voos entre Estados Unidos e Brasil representam quase 80% da frequência registrada em março de 2020, último mês antes do início da pandemia.

Roadshows

As iniciativas da Embratur de promoção do Brasil nos Estados Unidos envolvem ainda um ciclo de roadshows com diversos operadores, agentes, entidades e associações do setor. De 21 a 23 de junho, a rodada ocorrerá nas cidades de Chicago, Nova York e Toronto (Canadá). Já de 28 a 29 de junho, as ações serão feitas em Miami e Las Vegas.

O objetivo é ampliar a comercialização dos produtos e destinos turísticos brasileiros e a geração de novos negócios para destinos e empresas que compõem o turismo nacional.

Campanha de sucesso

Veiculada entre novembro de 2021 e abril de 2022 nos Estados Unidos, a última campanha da Embratur nos Estados Unidos, a “Brazil is visa-free. Come visit” gerou um acréscimo de US$ 5,7 milhões em viagens para o Brasil. Além disso, a ação aumentou em 78% as buscas pelo termo “visitbrasil” na comparação com o mesmo período do ano passado.

A campanha foi divulgada na televisão, na internet e em mídia exterior. Só na TV foram 1.673 inserções e mais de 14 milhões de impactos. Na mídia exterior a ação gerou mais de 38 milhões de impactos, enquanto a internet registrou 52 milhões de impactos, 12 milhões de visualizações de vídeos e 127 mil cliques para o site Visit Brazil.

O mote da campanha foi reforçar aos turistas norte-americanos que não é mais necessário tirar visto para visitar o Brasil. A medida do governo federal passou a valer a partir de 17 de junho de 2019 para Estados Unidos, Austrália, Japão e Canadá.

Parceria com o Sebrae

A campanha faz parte das ações previstas em parceria com o Sebrae que visam incentivar a divulgação dos destinos brasileiros no exterior. Além disso, a união busca fortalecer a indústria do turismo e alavancar o posicionamento do setor como atividade essencial para geração de emprego e renda do país, por meio da promoção internacional do Brasil. As iniciativas envolvem campanhas de promoção, press trips, roadshows, entre outras medidas.