No 1º Congresso Brasileiro de Trilhas, Embratur destaca potencial do Brasil em ecoturismo e aventura

Agência compôs mesas de debate, abordando temas como a Governança no sistema REDE Trilhas e a Promoção e comercialização das trilhas de longo curso

A Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) participou, nesta sexta-feira (27/5), do 1º Congresso Brasileiro de Trilhas, em Goiânia (GO). O evento reúne diversos atores envolvidos na implementação das trilhas de longo curso no território nacional e tem como objetivo integrar e capacitar esses agentes.

A Embratur compôs duas mesas de debate: governança no sistema REDE Trilhas e Promoção e comercialização das trilhas de longo curso sob a ótica do mercado. O coordenador de Promoção Internacional do Turismo de Natureza da Agência, Gentil Venâncio, fez um panorama sobre o papel da instituição na promoção destinos brasileiros no exterior, ressaltando que “o Brasil tem o potencial de se tornar um dos locais internacionais mais conhecidos para trilhas de longa distância do mundo”.

Entre os diferenciais do país em relação mercado internacional estão as dimensões continentais, a diversidade geográfica e cultural, além da oferta de trilhas aquáticas. Esse leque de opções rendeu ao país o título de número um do mundo em aventura pelo relatório do US News & World Report, que avaliou 78 nações.

Nos quesitos avaliados, de um total de 100 pontos, o país superou a marca de 80 pontos em categorias como clima, cenário e diversão. A posição de destaque confirma o potencial do Brasil no cenário pós-pandemia, impulsionado pelo turismo de natureza, grande diferencial neste momento de retomada do setor. Entre as tendências de viagens internacionais estão incluídos ecoturismo e aventura, parques nacionais, trilhas, turismo de experiência e turismo sustentável.

A programação do 1º Congresso Brasileiro de Trilhas começou na última quarta-feira (25/5) e vai até o próximo domingo (29/5). Estão previstos mais debates com troca de experiências e apresentações que destacam as trilhas como elemento de conexão das paisagens, funcionando como ferramenta para conservação ambiental.

Foto: Divulgação/Embratur