Entrevistas, reuniões e capacitação: confira como foi o primeiro dia da Embratur na IMEX Frankfurt

Feira do segmento de negócios e eventos conta com cerca de 2,5 mil expositores de 150 países e tem programação até 2 de junho

Focada no turismo de negócios e eventos, a IMEX Frankfurt teve início nesta terça-feira (31/5), na Alemanha. Representando o Brasil na feira, a Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) realizou uma série de agendas entre reuniões, entrevistas, capacitações e ações de divulgação do país ao longo do primeiro dia de evento.

Representada pelo presidente Silvio Nascimento, a Embratur conversou com membros da imprensa internacional, como Anna-Lena Gras, do Convention International, Sandra Zurek, do Tip Online, e repórteres especializados na cobertura do turismo de negócios. Durante os encontros, Nascimento detalhou como o Brasil enfrentou a crise da pandemia de Covid-19, falou sobre as relações entre Brasil e Alemanha, sustentabilidade, a diversidade turística que o país oferece aos visitantes estrangeiros e a estrutura brasileira para receber eventos e feiras.

“Somos um país vertical. Ao mesmo tempo que temos temperaturas próximas do zero no Sul, pode fazer 40ºC no Norte. Por isso dizemos que não importa o que você está buscando, o Brasil pode oferecer. Gastronomia, cultura, sol, praia, florestas, Carnaval, futebol, samba… Somos um país sustentável e queremos mostrar aos alemães e aos europeus em geral o que temos a oferecer”, destacou.

Ainda durante o primeiro dia de feira, foi realizado um encontro com a CEO Carolina Adano e o diretor Arnaldo Nardone, da Fiexpo Panamá. A feira irá ocorrer entre 13 e 16 de junho, na Cidade do Panamá, e também contará com a presença da Embratur.

“Estamos muito felizes de contar com a participação do Brasil na feira, já que o país é um dos destinos mais importantes para o segmento de negócios e eventos na América do Sul”, afirmou Carolina Adano. “Estou confiante de que nossa participação no evento será mais uma excelente oportunidade para fazer negócios”, acrescentou Nascimento.

Programação

Com um estande de mais de 152m² montado na IMEX Frankfurt, a Embratur aproveita o espaço para dar um gostinho de Brasil aos participantes da feira. Além de oferecer uma degustação de itens tradicionais da gastronomia brasileira, como pão de queijo, castanha do Pará, coxinha e suco de cajá, a Agência realizou quatro workshops de capacitação para detalhar informações gerais sobre o país, como exigência de vistos e outros trâmites necessários para os visitantes virem ao Brasil.

A IMEX Frankfurt volta a ser realizada após dois anos sem edições por causa da pandemia de Covid-19. Segundo os organizadores, este ano a feira conta com cerca de 2,5 mil expositores de 150 países. Na última edição, em 2019, o evento contou com mais de 14 mil participantes, sendo quase quatro mil representantes do trade turístico de 70 países, além de mais de 250 membros da imprensa de 29 países. A programação vai até 2 de junho.