Embratur debate importância do turismo responsável no FIT Pantanal

Fórum em Cuiabá (MT) propôs uma série de ações de preservação e potencialização turística do bioma

A Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) participou, nesta segunda-feira (06/6), de um debate sobre a importância do turismo sustentável. O tema foi levantado durante o Fórum Internacional do Turismo no Pantanal, em Cuiabá (MT), que propôs uma série de ações de preservação e potencialização turística do bioma com mesas redondas, fóruns, palestras e uma audiência pública.

Em alusão ao dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no último domingo (5/6), o FIT Pantanal teve como tema geral “Um só Pantanal”. Entre muitos objetivos, o evento buscou discutir iniciativas, políticas e estratégias para o desenvolvimento sustentável do Pantanal.

O coordenador Especial de Turismo Náutico da Embratur, Gentil Venâncio, falou sobre o papel da Agência de promover destinos brasileiros internacionalmente, entre eles a beleza do Pantanal. Além disso, ressaltou as tendências mundiais que se voltaram para a sustentabilidade, a importância do turismo sustentável e a relevância do Pantanal para o turismo brasileiro.

O Pantanal faz parte do ciclo de press trips organizadas pela Embratur para jornalistas e influenciadores internacionais. Até o início do segundo semestre, profissionais de diversos mercados estratégicos do Brasil virão conhecer as belezas nacionais, entre eles os norte-americanos, que terão a oportunidade de viajar ao Pantanal e a Corumbá, no Mato Grosso do Sul, com roteiro voltado ao turismo de natureza.

Números recentes apontam que o ecoturismo tem crescido no país. Um exemplo é que as 145 unidades de conservação federais, administradas pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), contabilizaram 16,7 milhões de visitas em 2021. O número é o maior registrado em pelo menos cinco anos, superando o cenário pré-pandemia de Covid-19. Em 2017, por exemplo, foram registrados 10,7 milhões de visitantes.

Dia Mundial do Meio Ambiente

Celebrado em 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente comemora em 2022 50 anos desde a instituição pela Organização das Nações Unidas (ONU). A data tem como objetivo principal alertar a população mundial sobre a importância da preservação dos recursos naturais.

Foto: Divulgação/Embratur