Dia do Turista: números da retomada animam setor e Embratur investe na promoção do Brasil

OMT prevê que chegada de turistas internacionais atinja, ainda este ano, até 70% do nível de 2019. Agência tem intensificado ações para atrair os estrangeiros

O Dia do Turista, celebrado todo dia 13 de junho, tem razões especialíssimas para ser comemorado em 2022. Após dois anos de um cenário de restrições impostas pela pandemia, o setor do turismo está em curva ascendente de retomada, refletida nos números e no otimismo do mercado. A Organização Mundial do Turismo (OMT), por exemplo, prevê que a chegada de turistas internacionais atinja até 70% do nível de 2019 agora em 2022.

Em virtude do momento positivo do turismo, a Embratur tem intensificado as ações de promoção internacional do Brasil. Além da campanha ativa nos Estados Unidos, que busca capturar ainda mais norte-americanos durante as férias do hemisfério norte (junho e julho), a Agência está presente em diversas grandes feiras internacionais de turismo, organiza press trips com jornalistas e influenciadores de mercados estratégicos para o Brasil, além de promover workshops e roadshows voltados para novos negócios.

“Vamos seguir intensificando a divulgação do Brasil no exterior para trazer ainda mais turistas internacionais na busca de alcançarmos o patamar de 2019 e, consequentemente, movimentar a economia”, afirma o presidente da Embratur, Silvio Nascimento. “Esses números positivos servem de motivação e nos fazem lembrar que o Dia do Turista deve ser sempre comemorado”, completa.

Um reflexo de que o turismo brasileiro tem recuperado sua força está no número de entrada de estrangeiros no país. Somente nos quatro primeiros meses de 2022, mais de 962 mil desembarcaram no país com visto de turista. O balanço já supera em 60% o ano inteiro de 2021, quando foi registrada a entrada de 596,7 mil visitantes estrangeiros. Os números são do Sistema de Tráfego Internacional (STI) da Polícia Federal.

Estudo recente divulgado pela Globaldata – empresa de análise e consultoria de dados sediada na Inglaterra – mostra que o Brasil está em ritmo mais acelerado de retomada do turismo do que a média mundial. Enquanto o restante do mundo tem previsão de recuperar os índices de 2019 somente em 2025, no Brasil o setor já deve superar o patamar de 2019 a partir de 2024 com um acréscimo de 0,89% em relação ao número de entrada de turistas, quando mais de 6,3 milhões de estrangeiros chegaram ao país.

Associado a este crescimento desponta o Turismo de Natureza. Relatório recente divulgado pelo US News & World Report listou o Brasil como principal destino de aventura do mundo entre 78 nações. Nos quesitos avaliados, de um total de 100 pontos, o país superou a marca de 80 pontos em categorias como clima, cenário e diversão. A posição de destaque confirma o potencial do Brasil nesse quesito, com seis biomas distribuídos em diversas paisagens.

A Malha Aérea Internacional brasileira também indica retomada progressiva. Em abril deste ano, o número de voos mensais chegou a 2.983, um aumento de 191,21% em relação ao mesmo mês de 2021. De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e empresas aéreas, de janeiro a abril, foram criados ou retomados 122 voos, além de 40 frequências adicionais que entraram em operação. Até janeiro de 2023 estão previstos 24 voos a mais vindos de outros países e 9 serão retomados ou terão sua frequência ampliada.

Foto: Biaman Prado/MTur