Fiexpo Latinoamérica: Embratur apresenta potencial do Brasil para organizadores de eventos

No primeiro dia da feira, Agência realizou reunião com representantes de 80 entidades e associações para mostrar estrutura do país para a realização de convenções e encontros

A Fiexpo Latinoamérica 2022 começou oficialmente nesta quarta-feira (15/6). Realizada pela primeira vez na Cidade do Panamá, a tradicional feira do segmento de turismo de negócios e eventos conta com um estande da Embratur e tem programação até quinta-feira (16/6). O presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, Silvio Nascimento, participou do ato simbólico de abertura e cumpriu agenda com reuniões e entrevistas ao longo do dia.

Pela manhã, a Agência ofereceu um café para um grupo de 80 organizadores de eventos a nível global. O objetivo do encontro foi mostrar para o setor todo o potencial turístico do país e sua estrutura para receber grandes eventos, feiras, congressos e reuniões.

“Estamos preparados para receber eventos de todo tipo de tamanhos e formatos”, afirmou Silvio Nascimento, presidente da Embratur, na abertura da reunião. Segundo dados do Anuário Estatístico do Turismo, do Ministério do Turismo, o Brasil é o 20º país no mundo que mais sedia eventos globais. Os principais destinos para o segmento são São Paulo, Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu.

Presidente da Fundação ELIC (Escolas Livres de Investigação Científica para Crianças), organização sem fins lucrativos criada em 1977, Daniel Castro Villaveces elogiou o encontro com a Embratur e valorizou a oportunidade de conhecer mais sobre o país. “Foi uma apresentação muito completa, que nos mostrou o Brasil tanto como destino turístico quanto sua estrutura para receber convenções”, afirmou.

Também estiveram na reunião representantes do trade e destinos brasileiros, outra parte interessada na interação com organizadores de eventos. Para Cintia Mari Hayashi, diretora de Eventos Internacionais do São Paulo Conventions & Bureau, a participação em encontros como esse e na Fiexpo Latinoamérica agrega muito valor. “É fundamental estar aqui com a Embratur apresentando nossos destinos às associações, grupos e agências que vêm à feira. É uma oportunidade única de apresentar nossos destinos e depois fazer negócios no estande”, declarou.

Visando ampliar a percepção do Brasil como potencial sede e atrair mais eventos, Nascimento também realizou encontros individuais com entidades como a Confederação Internacional de Direito Disciplinar, que envolve países como Espanha, Peru, Chile, Costa Rica, Argentina, Colômbia, México, Venezuela, França, Estados Unidos e Equador.

No estande do Brasil na Fiexpo Latinoamérica, o presidente da Embratur também recebeu membros da imprensa para falar sobre a participação do país na feira. Nesta quarta, Nascimento conversou com os veículos de comunicação Panamá en Directo, Destiny Panamá, Oye ló Bueno, Aéreo.com e El Venezoelano News Turismo. Nascimento também se reuniu com a secretária de Turismo e Lazer de Pernambuco, Milu Megale, para tratar sobre o retorno de voos para o estado, especialmente em parceria com a Copa.

A Fiexpo segue até esta quinta-feira no Centro de Convenções do Panamá. Foram realizadas mais de 300 inscrições de fornecedores para a feira, com expectativa de participação de cerca de 860 compradores internacionais e um impacto de US$ 7 milhões. A organização estima que sejam realizadas aproximadamente 1.200 reuniões de negócios e sejam gerados US$ 320 milhões em negócios entre 20 países participantes.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.