Rio de Janeiro recebe jornalistas e influenciadores de Dubai em nova press trip da Embratur

Iniciativa é aliada importante na promoção internacional do Brasil. Outros dois encontros já estão programados com profissionais de Portugal e Estados Unidos

A série de press trips promovidas pela Embratur no primeiro semestre de 2022 chega ao Rio de Janeiro nesta segunda-feira (20). Desta vez, jornalistas e influenciadores digitais de Dubai (EAU) estão conhecendo e divulgando atrativos de luxo da Cidade Maravilhosa em seus canais de comunicação. A iniciativa é importante para a promoção internacional do Brasil e para fortalecer a indústria do turismo no país.

O roteiro escolhido pela Embratur, com apoio do Rio CVB, envolve os famosos tours pelo Cristo Redentor, Pão de Açúcar e Maracanã, além de atrativos como a Cidade do Samba, passeio de lancha pela Baía de Guanabara, Copacabana, Ipanema e Ilhas Cagarras. Um Jeep Tour pela Floresta da Tijuca, onde terão acesso a uma rampa de asa-delta, também consta na programação iniciada nesta segunda-feira (20) com duração até a próxima quinta-feira (23).

“A divulgação realizada pelos jornalistas e influenciadores digitais reforça e atesta para o estrangeiro como temos destinos incríveis no Brasil. O Rio de Janeiro é um histórico cartão postal do nosso país, que vai contribuir para a atração de turistas dos Emirados Árabes, um mercado estratégico para nós”, afirma o presidente da Embratur, Silvio Nascimento.

Resultados

As primeiras duas press trips realizadas pela Embratur em 2022 ocorreram simultaneamente e têm, até o momento, uma estimativa de Retorno Direto sobre o Investimento (ROI) de quase R$ 1 milhão.

Em maio, jornalistas e influenciadores digitais da Espanha viveram experiência na Rota das Emoções. Durante oito dias, eles desfrutaram de um roteiro focado no segmento Sol e Praia nas cidades de Jericoacoara (CE), Delta do Parnaíba (PI) e Lençóis Maranhenses. Com registro de quase 700 conteúdos gerados (matérias e postagens), as publicações têm alcance potencial de 1,2 milhão de pessoas e ROI estimado de R$ 500 mil.

Outra iniciativa contou com profissionais de Chile e Paraguai. A rota escolhida passou pelos destinos do Vale do São Francisco, Porto de Galinhas e Carneiros, todos em Pernambuco, com experiências focadas em Enoturismo e Sol e Praia. Até a primeira semana de junho, a press trip havia rendido 78 conteúdos entre matérias e postagens sobre os destinos brasileiros, o que proporciona um ROI estimado de R$ 490 mil.

O que vem por aí

Outras duas press trips já estão programadas para serem realizadas durante o segundo semestre. Uma delas, com jornalistas e influenciadores de Portugal, que virão ao Brasil visitar as belezas de Trancoso, na Bahia, no segmento do turismo de Sol e Praia. A outra, com profissionais norte-americanos, em viagem ao Pantanal e a Bonito, no Mato Grosso do Sul, com roteiro voltado ao turismo de Natureza.

Fotos: Divulgação/Embratur

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.