Embratur abre ciclo de roadshows pelos Estados Unidos e Canadá nesta terça-feira (21)

Roteiro prevê etapas do Brazil Experience em Chicago, Nova York, Miami, Los Angeles e Toronto

A Embratur intensifica as ações de divulgação do Brasil nos Estados Unidos a partir desta terça-feira (21). Além da campanha publicitária “Visit Brazil. A Wow Experience”, que está ativa desde 24 de maio, a Agência irá promover um ciclo de roadshows pelas cidades de Chicago, Nova York, Miami e Los Angeles, além de Toronto, no Canadá.

O objetivo é ampliar a comercialização dos produtos e destinos turísticos brasileiros no exterior, sobretudo em mercados estratégicos como a América do Norte. Segundo levantamento recente da Gerência de Inteligência Mercadológica e Competitiva da Embratur junto à Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), cerca de 72 mil passagens já foram compradas dos Estados Unidos para turistas desembarcarem em cidades brasileiras entre os meses de junho e julho de 2022.

Vale ressaltar a importância que o mercado norte-americano tem no turismo do Brasil. Ao todo, 590 mil visitantes americanos estiveram no Brasil em 2019, sendo os Estados Unidos o segundo maior emissor de turistas internacionais ao país, atrás apenas da Argentina. Desde junho de 2019, há isenção de visto para a entrada de americanos e canadenses no Brasil, tema que será reforçado durante os roadshows como facilitador ao acesso dos turistas.

Antes das rodadas na América do Norte, a Embratur promoveu atividades no Uruguai, Paraguai, Argentina, Chile e Colômbia. “Os roadshows promovidos pela Embratur têm sido um sucesso de interação entre os trades nacionais e internacionais. As reuniões, capacitações e rodadas de negócios estão sendo muito bem aproveitadas, o que certamente irá contribuir para o aumento do turismo no Brasil”, afirma o presidente da Embratur, Silvio Nascimento.

O Brazil Experience na América do Norte está dividido em duas etapas. De terça (21) a quinta-feira (23), as atividades com operadores, agentes, entidades e associações do turismo ocorrerão em Toronto, Chicago e Nova York, com 12 coexpositores parceiros da Embratur. Já nos dias 28 e 29, o roadshow ocorre nas cidades de Miami e Los Angeles, com 16 coexpositores do Brasil. A previsão é de que sejam realizadas mais de 600 reuniões de negócios com agentes e operadores norte-americanos. 

Além das capacitações sobre os destinos nacionais, a agenda envolve rodadas de negócios entre o trade local e o trade brasileiro, há espaço para interação entre as empresas estrangeiras e as nacionais para encaminhar possíveis negócios e a oportunidade para fazer networking.

Resultado

Os roadshows da Embratur no Uruguai, Paraguai, Argentina, Chile e Colômbia, entre os dias 6 e 16 de junho, capacitaram mais de 650 profissionais do setor. Os eventos foram finalizados com mais de mil rodadas de negócios, o que representa cerca de 10 mil contatos comerciais realizados entre os operadores brasileiros e estrangeiros participantes. 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.