Embratur debate promoção de destinos turísticos com novo embaixador do Brasil no Paraguai

Relação entre Brasil e Paraguai esteve em foco para potencializar as rotas comuns entre os países

O desenvolvimento de ações conjuntas entre o Brasil e o Paraguai, potencializando destinos turísticos comuns aos dois países, foi a principal pauta da reunião desta segunda-feira (27) entre o presidente da Embratur, Silvio Nascimento, a diretora de Marketing, Inteligência e Comunicação da Agência, Karisa Nogueira, e o novo embaixador do Brasil no Paraguai, José Antônio Marcondes de Carvalho.

O Paraguai é o terceiro maior emissor de turistas para o Brasil, atrás apenas de Argentina (1º) e Estados Unidos (2º). Em 2019, mais de 400 mil turistas do país vizinho desembarcaram nas cidades brasileiras, de acordo com informações do Anuário Estatístico de Turismo do Ministério do Turismo.

“É de extrema importância que possamos debater as ações da Embratur com um mercado tão importante quanto o paraguaio. Queremos trabalhar de forma conjunta para promoção dos destinos turísticos para que seja aumentado o fluxo de viajantes entre os países”, destacou o presidente da Embratur, Silvio Nascimento.

Já o embaixador do Brasil no Paraguai destacou que há interesse em reforçar a imagem do Brasil por meio de campanhas publicitárias realizadas pela Embratur. “Nosso país é exuberante precisamos fomentar o turismo internacional com ações voltadas ao Paraguai”, destacou Carvalho.

Entre novembro de 2021 e março de 2022, a Embratur investiu na atração do turista paraguaio com a campanha “Uno, dos, tres, Brasil!”, reforçando os destinos brasileiros como boas opções turísticas para o verão aos mercados da Argentina, do Chile, do Paraguai e do Uruguai. A campanha registrou mais de 1,4 bilhão de impactos e ajudou o Brasil a se posicionar para os turistas sul-americanos durante o verão.

Foto: Erasmo Salomão/Embratur

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.