Miami e Los Angeles recebem últimas etapas do roadshow Brazil Experience no primeiro semestre

Evento realizado pela Embratur já promoveu a interação entre operadores e trades nacional e internacional de sete países

Após o sucesso das rodadas de negócios em Nova York, o Brazil Experience desembarca em Miami nesta terça-feira (28) e fecha o primeiro semestre em Los Angeles, na quinta-feira (30). A ação faz parte do ciclo de roadshows promovido pela Embratur para capacitar operadores e trade nacional e internacional de diversos países com o intuito de fortalecer a imagem do Brasil no mercado externo.

Ao longo dos primeiros seis meses do ano, o Brazil Experience promoveu a interação do mercado turístico de sete países na América do Sul e América do Norte: Uruguai, Paraguai, Argentina, Chile, Colômbia, Canadá e Estados Unidos. Neste período, 1 mil profissionais do setor foram capacitados, com a realização de mais de 1,3 mil rodadas de negócios, o que representa cerca de 13 mil contatos comerciais entre os operadores brasileiros e estrangeiros. No segundo semestre, os eventos serão realizados na Europa.

“O objetivo da Embratur é ampliar a comercialização dos produtos e destinos turísticos brasileiros no exterior. Em Nova York, ficou claríssimo que as reuniões, capacitações e rodadas de negócios estão sendo muito bem aproveitadas, o que certamente irá contribuir para o aumento do turismo no Brasil”, afirma o presidente da Embratur, Silvio Nascimento, que participou presencialmente do roadshow na reconhecida capital financeira do mundo.

O Brazil Experience na América do Norte foi dividido em duas etapas. Na primeira, semana passada, as atividades ocorreram em Toronto, Chicago e Nova York, com 12 coexpositores parceiros da Embratur. Este último contou com a participação de 180 operadores e agentes locais. Agora, em Miami e Los Angeles, serão 16 coexpositores do Brasil, com previsão de mais de 600 reuniões de negócios com agentes e operadores norte-americanos ao término do ciclo.

Leia também: Em Nova York, Embratur promove reuniões de negócios entre operadores de Brasil e Estados Unidos

Leia também: Embratur abre ciclo de roadshows pelos Estados Unidos e Canadá nesta terça-feira (21)

Leia também: Após destaque em Montevidéu, Assunção e Buenos Aires, roadshows promovidos pela Embratur chegam ao Chile e à Colômbia

O mercado norte-americano é um dos focos de atuação da Embratur para atrair mais turistas. Ao todo, 590 mil visitantes americanos estiveram no Brasil em 2019, antes da pandemia de Covid-19, posicionando os Estados Unidos como o segundo maior emissor de turistas internacionais ao país, atrás apenas da Argentina. Desde junho de 2019, há a isenção de visto para a entrada de americanos e canadenses no Brasil, tema que tem sido reforçado durante os roadshows como facilitador ao acesso dos turistas.

Segundo levantamento recente da Gerência de Inteligência Mercadológica e Competitiva da Embratur junto à Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), mais de 72 mil passagens já foram compradas por turistas dos Estados Unidos para desembarcar em cidades brasileiras entre os meses de junho e julho de 2022.

Foto: Divulgação/Embratur

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.