Embratur inicia press trip com comunicadores de Portugal em Trancoso e Caraíva, na Bahia

No primeiro semestre, Agência já realizou viagens com profissionais da Espanha, Chile, Paraguai, Dubai e Estados Unidos

Piscinas naturais com águas transparentes, faixas de areias extensas e quase desertas, além de uma das praças mais aconchegantes do Brasil. Essas e outras famosas belezas de Trancoso, na Bahia, serão vivenciadas de perto por um grupo de jornalistas e influenciadores digitais de Portugal, a partir desta quinta-feira (30), em nova press trip promovida pela Embratur em parceria com o Sebrae. A programação envolve ainda experiências em Caraíva, também na Bahia, até a próxima segunda-feira (4).

O roteiro elaborado pela Embratur levará os profissionais à Praia do Espelho e Caraíva em lancha privativa, além de um passeio de quadriciclo por três praias desertas. Também estão previstas experiências que remetem ao turismo cultural, com visita à parte histórica de Trancoso e ao Memorial da Epopéia do Descobrimento, e no segmento Natureza, em áreas de preservação ambiental, como Rio dos Frades, Itaquena e Patimirim.

O presidente da Embratur, Silvio Nascimento, reforça que press trips como as realizadas pela Embratur são importantes ferramentas para divulgar o Brasil internacionalmente com informação colhidas nos próprios destinos. “Os profissionais produzem conteúdo informativo e ao mesmo tempo promovem o Brasil, despertando a curiosidade das pessoas do país deles. Isso só fortalece o turismo e reforça a imagem positiva do nosso país ”, afirma Nascimento.

Press trips

A incursão com jornalistas e influenciadores de Portugal encerra a série de cinco press trips planejadas pela Embratur e pelo Sebrae para o primeiro semestre de 2022. Em maio, profissionais da Espanha conheceram a Rota das Emoções, no Nordeste. No mesmo mês, chilenos e paraguaios estiveram em Pernambuco, onde passaram pelo Vale do São Francisco, Porto de Galinhas e Carneiros, todos em Pernambuco. Já em meados de junho, jornalistas e influenciadores digitais de Dubai exploraram o turismo de luxo no Rio de Janeiro.

Nesta semana, simultaneamente à press trip com portugueses, profissionais norte-americanos conhecem paisagens, culinária e roteiros incríveis do Mato Grosso do Sul, com destaque para Pantanal e Bonito.

A Embratur planeja para o segundo semestre novas ações com jornalistas e influenciadores. Além das press trips, também estão no cronograma da Agência participações em grandes feiras internacionais, roadshows, workshops, campanhas publicitárias, entre outras iniciativas para promover o Brasil como o melhor destino para o turista estrangeiro.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.