Embratur debate importância da segurança turística em congresso na Colômbia

Agência abordou estratégias de prevenção e controle da violência ao turista, além da gestão de segurança em festivais e eventos de grandes proporções, como o Carnaval

A Embratur marcou presença no Congresso Internacional de Segurança Turística e Proteção do Patrimônio Cultural, realizado nesta sexta-feira (1º), em Bogotá, na Colômbia. Junto a representantes de outros 20 países de diversas partes do mundo, a Agência debateu temas como a importância da avaliação de riscos, ameaças e experiências para fortalecimento, inovação e cooperação internacional para a atração de mais viajantes estrangeiros ao Brasil.

A reunião híbrida (com quase 2 mil pessoas on-line e 150 presenciais) contou com forças policiais, agências de segurança, sociedade civil, setor privado, academia e associações de turismo de todo o mundo.

Os representantes da Embratur, Vitor Santos e Renata Haje, palestraram durante o bloco “Contexto Internacional”. Além de reforçar o papel da Agência na promoção internacional do turismo, temas como o Plano Nacional de Turismo Brasileiro, o impacto do setor na economia nacional e a infraestrutura turística existente no Brasil foram apresentados.

Neste sentido, vale ressaltar a parceria da Embratur com o Ministério do Turismo que contempla 59 ações para ampliar a sensação de segurança dos turistas no país e contribuir para o posicionamento do Brasil como um destino seguro. As medidas incluem o mapeamento de delegacias especializadas em turismo, a criação de um diagnóstico de segurança turística e estratégias sobre segurança e turismo.

“A Embratur sabe da importância da segurança turística e das estratégias de prevenção e controle da violência, recursos logísticos, gestão de segurança em festivais e eventos maciços, como o Carnaval no Rio de Janeiro. Viajar ao Brasil é seguro para viajantes internacionais, pois o nosso país apresenta índices de violência pequenos para turistas, semelhantes ou iguais aos verificados nos principais destinos do mundo”, salienta o presidente da Embratur, Silvio Nascimento.

Também presente ao congresso, a delegada titular da delegacia de Atendimento ao Turismo do Rio de Janeiro, Patrícia Alemany, palestrou sobre o tema “Processos de Investigação Criminal e Inteligência em Entornos Turísticos”, onde apresentou o trabalho realizado pela equipe que comanda e ressaltou que, em 2019, as ocorrências envolvendo turistas na capital fluminense representaram somente 0,32% dos crimes registrados.