Embratur reúne-se com membros São Paulo CVB, Visite São Paulo e jornalistas de Turismo na capital paulista

Presidente da Agência esteve acompanhado da diretora de Marketing, Inteligência e Comunicação para detalhar o trabalho de promoção internacional que vem sendo realizado

Um dia após marcar presença na 4ª edição do Fórum Econômico Brasil & Países Árabes, em São Paulo (SP), a Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) participou de reuniões com membros do trade turístico de São Paulo, como Convention & Visitors Bureau estadual e o Visite São Paulo, também na capital paulista. O objetivo foi tratar sobre Turismo de Negócios e Eventos com as principais entidades ligadas à captação, geração e incremento de projetos ligados ao turismo no Brasil.

A agenda, realizada nesta terça-feira (5), contou com uma apresentação da Embratur sobre seu papel internacional na promoção do turismo para membros de Conselhos de Administração, Consultivo, Diretoria do Conselho Curador da Visite São Paulo e demais convidados do evento.

Na oportunidade, o presidente da Embratur, Silvio Nascimento, e a diretora de Marketing, Inteligência e Comunicação, Karisa Nogueira, participaram também de um almoço para reforçar relacionamento com CVBs do estado de São Paulo. A programação ainda contou um bate-papo com jornalistas especializados em turismo, quando Nascimento abordou os desafios impostos pela pandemia de Covid-19 e o cenário atual de retomada do setor.

“Estamos prontos para receber novamente os turistas internacionais nesta retomada pós-pandemia. Para isso, buscamos alinhamento com o trade de São Paulo, um dos mais importantes destinos turísticos do Brasil”, salientou o presidente da Embratur.

Após apresentar as campanhas publicitárias, press trips, roadshows e workshops que vêm sendo realizados pela Embratur no Brasil e no mundo, a diretora de Marketing, Inteligência e Comunicação da Agência reforçou que as ações precisam estar em consonância com a promoção realizada pelos Conventions Bureau e pelo trade de todo o país.

“Esperamos manter a parceria que já temos e ainda aumentar para as próximas feiras internacionais de turismo e para todas as ações de comunicação, o que vai garantir que mostremos ao mundo o quanto estamos preparados para captação de grandes eventos e, também, para convencermos os viajantes estrangeiros em geral de que somos a melhor escolha”, disse Karisa Nogueira.

Ainda dentro da agenda intensa de atividades, a Embratur se reuniu com as diretoras de Promoção do SPCVB e VP do Board da América Latina & Caribe da ICCA (International Congress and Convention Association), Cintia Hayashi, e de Eventos Nacional do SPCVB, Elenice Zaparoli, que apresentaram as oportunidades e impacto do mercado MICE (Meetings, Incentive, Conferences & Exhibition) nas economias dos destinos.

Foram discutidas estratégias para captação de eventos para o Brasil e apoio aos CVBS, pela Embratur, além do trabalho junto à ICCA, incentivado hoje no Brasil pela representante do SPCVB no Board.

Mais turismo de negócios no Brasil

Em junho, em viagem ao Panamá para participar da Fiexpo Latinoamérica 2022, a Embratur e o Visite São Paulo fizeram a articulação final da captação do 15º Congresso Latinoamericano de Reabilitação Bucomaxilofacial. O evento de negócios será realizado entre 2 e 5 de novembro, pela Sociedade Latinoamericana de Reabilitação Bucomaxilofacial, no hotel Sheraton WTC, em São Paulo.

Também na Fiexpo, após reunião com a Agência, a Associação Petroquímica e Química Latinoamericana anunciou que fará sua reunião anual de 2023 no Brasil. A entidade conta com mais de 1 mil integrantes de 320 empresas do setor em 24 países.

Ainda durante a feira, a empresa aérea Copa Airlines sinalizou o aumento de voos diários e semanais para o Brasil até dezembro deste ano. As conexões adicionais são: três em Porto Alegre (salta de 4 para 7), um em Manaus (aumenta de 4 para 5), dois em Belo Horizonte (5 para 7) e um em Brasília. Além disso, serão oferecidos dois novos voos diários no Rio de Janeiro e um em Guarulhos. A Copa Airlines pretende ainda ampliar a conectividade com o Brasil em 2023, com rotas para Recife e Salvador. A partir de 2024, Curitiba, Florianópolis, Belém e Foz do Iguaçu também deverão receber novos voos.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.