Embratur e Conselho Mundial de Viagens e Turismo discutem parceria para divulgação dos destinos brasileiros no exterior

Agenda na Espanha também marcou o último dia do encontro da OCDE e OMT que discutiu protocolos de segurança sanitária em viagens internacionais

A Embratur foi convidada a se tornar membro do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (em inglês, World Travel & Tourism Council) para potencializar a divulgação dos destinos brasileiros mundo afora. Uma primeira reunião aconteceu nesta sexta-feira (8), em Ibiza, na Espanha. Com mais de 30 anos de atuação, a organização conta com 197 membros espalhados pelo mundo e, além de atuar na promoção do setor turístico, promove encontros bilaterais entre governos e setor privado na atração de investimentos.

A Agência reforçou sua missão em promover a marca Brasil no exterior, contribuindo na divulgação do país para os turistas estrangeiros e das inúmeras oportunidades de investimentos por parte do setor privado. A Embratur também demostrou interesse nos relatórios produzidos pelo Conselho com informações sobre setor turístico internacional.

O dia também marcou o encerramento do encontro promovido pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em parceria com a Organização Mundial do Turismo (OMT), para tratar da adoção das melhores práticas de segurança nas viagens internacionais em relação à pandemia de Covid-19. Autoridades de diversos países abordaram temas como os requisitos para testes, vacinas, quarentena, além de outras medidas, como resposta para as novas variantes do vírus.

“Após o prejuízo gerado pelas restrições da pandemia, precisamos estar um passo à frente nas questões de segurança sanitária e reuniões internacionais como essa são fundamentais para manter o turista confiante de que é seguro viajar”, afirma o presidente da Embratur, Silvio Nascimento.

Durante o evento, representantes de governos, empresas e outras instituições de países como Espanha, Bélgica, Romênia, Grécia, Indonésia e Estados Unidos abordaram as lições deixadas pela pandemia nos últimos anos. Diante do cenário, foram traçados caminhos sobre viagens internacionais resilientes e seguras, além de medidas para uma operação global e única com relação aos certificados de vacinação como, por exemplo, a adoção de um site único no qual o viajante tenha informações atualizadas sobre os protocolos usados no país para o qual tenha interesse em visitar.

O assessor da presidência da Embratur, Rafael Luisi, representou o presidente da Agência, Silvio Nascimento, nas reuniões. Os compromissos contaram ainda com o secretário nacional de Atração de Investimentos do Ministério do Turismo, Heitor Kadri, e o chefe da Assessoria Especial de Relações Internacionais substituto do MTur, Gustavo Torres.