Embratur debate estratégias inovadoras de turismo com municípios

Agência abordou ações realizadas em 2022 durante seminário promovido pela CNM

Com o objetivo de debater iniciativas para captação de recursos e estratégias inovadoras para o turismo nos municípios brasileiros, a Embratur participou, nesta terça-feira (19/07), de um seminário técnico promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). A Agência abordou ações realizadas este ano, sobretudo nos segmentos de turismo de aventura, náutico e trilhas de longo curso.

Representante da Embratur no evento on-line, a técnica da Gerência de Inteligência Competitiva e Mercadológica do Turismo, Maressa Farias, tratou ainda sobre o cenário do setor no período pré-pandemia e o atual. Ela lembrou que o Brasil recebeu mais de 6,3 milhões de viajantes internacionais em 2019 e a expectativa, diante da recuperação gradual que já ocorre, é que este ano 4,2 milhões de turistas estrangeiros cheguem ao país, de acordo com projeções da GlobalData.

Apenas em 2022, mais de 1 milhão de visitantes estrangeiros, com visto de turista, já chegaram ao país, barreira que não era ultrapassada desde 2020. Foram, até maio, 1.092.579 pessoas, conforme dados do Sistema de Tráfego Internacional (STI) da Polícia Federal.

Farias destacou ainda que a Embratur tem intensificado as ações de promoção dos destinos brasileiros, com atenção especial às experiências com natureza, segmento que está em alta após a reabertura das fronteiras. Ela citou participações em eventos segmentados no exterior, como a Adventure Elevate 2022 – o mais importante evento de turismo de aventura dos Estados Unidos –, além de reuniões constantes com órgãos e entidades, como os Ministérios do Turismo, do Meio Ambiente, ICMBio e Associações de Pesca Esportiva, para fomentar ainda mais essas atividades no país.

Responsável técnica em turismo da CNM, Marta Feitosa explicou que o seminário foi importante para suprir necessidades apresentadas por municípios. De acordo com ela, o tema turismo de natureza tem sido uma pauta recorrente nos trades locais e a palestra realizada pela Embratur foi importante para contribuir com o debate.

Além das ações da Embratur, o Seminário Técnico da CNM abordou temas como categorização de municípios, Mapa do Turismo Brasileiro, mobilidade, além de boas práticas desenvolvidas no segmento do Turismo Rural. O evento também contou com palestras do Ministério do Turismo, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), além de consultores de turismo ligados à confederação.