Chegada de voos internacionais ao Brasil cresce mais de 1.700% desde o início da pandemia

A malha aérea internacional opera, atualmente, com mais de 76% de sua capacidade registrada em 2019, com quase 4 mil voos mensais

Nem mesmo o mês histórico de baixa temporada no Brasil fez a retomada do turismo recuar no país. Em junho de 2022, a malha aérea internacional brasileira registrou novo aumento, com 3.806 chegadas, o equivalente a 1.703,32% a mais de voos em relação a abril de 2020, data de início das restrições impostas pela pandemia de Covid-19.

O acréscimo na conectividade em relação a maio foi de 7,29%, entretanto, na comparação com junho de 2021, o salto foi de 355,36%. “No mês de junho, continuamos num período de baixa temporada para os turistas, mas, mesmo assim, a oferta de voos e assentos aumentou. A outra boa notícia é que, em julho, mês que tradicionalmente verificamos aumento da movimentação, ainda mais voos internacionais irão operar para o Brasil”, comemora o presidente da Embratur, Silvio Nascimento.

De acordo com pesquisa da Gerência de Inteligência Competitiva e Mercadológica do Turismo (GICMT) da Embratur, o aumento expressivo da conectividade continuará até o início de 2023. Estão previstos 84 novos voos e 47 frequências adicionais até fevereiro do ano que vem. De janeiro a junho de 2022, outros 84 voos já entraram em operação e 36 frequências foram adicionadas.

A empresa aérea GOL começou, em maio, a operar mais voos internacionais de Buenos Aires, Miami e Orlando para Brasília, com quatro frequências semanais. Para novembro, a previsão é de iniciar a rota entre as cidades de Buenos Aires e Natal, além de retomar, até dezembro, 100% dos destinos na Argentina, que havia em 2019.

Já a United Airlines retomou os voos Chicago/São Paulo e Houston/Rio de Janeiro neste primeiro semestre. A Lufthansa também contribuiu para o aumento da oferta de conectividade, com a volta das operações Frankfurt e Munique para o Rio de Janeiro e voos diários de Amsterdan para o Rio de Janeiro. Em outubro, a Eastern Air prevê o incremento de voos de Miami e Nova York para Belo Horizonte.

Mais conectividade

Neste mês, a Latam anunciou a retomada de voos das cidades de Roma e Milão para São Paulo. A princípio, os voos serão com três e quatro frequências semanais respectivamente.

A Delta Air Lines também está ampliando sua operação no Brasil. Atualmente, opera com dez voos semanais para o país – sendo diários São Paulo/Atlanta e três frequências semanais São Paulo/Nova York – e planeja retomar 100% da capacidade ainda este ano. Já em outubro, a empresa norte-americana anunciou que São Paulo terá sua capacidade máxima restabelecida, com a rota Guarulhos/Nova York voltando a ser diária.

Em 2019, antes da pandemia, a Delta operava 21 voos semanais, com roteiros diários São Paulo/Atlanta, São Paulo/Nova York e Rio de Janeiro/Atlanta, além de voos sazonais entre Rio e Nova York.

A low-cost colombiana Viva Air anunciou o início da operação de voos para o Brasil, incialmente por São Paulo. A partir de outubro, a conectividade será de quatro voos semanais entre Medelín e Guarulhos.

A Iberia Líneas Aéreas, da Espanha, também anunciou o retorno da conectividade com o Rio de Janeiro. A partir de outubro, a rota Madri/Rio estará restabelecida, com três frequências semanais.

Tráfego internacional

A malha aérea global também vem crescendo a cada novo mês. De acordo com o último balanço da IATA (International Air Transport Association), o tráfego total de maio de 2022 aumentou 83,1% em relação a maio de 2021. Atualmente, corresponde a 68,7% dos níveis pré-crise pandêmica.

Ranking de chegadas de voos internacionais ao Brasil em junho de 2022

1) Buenos Aires: 810 voos
2) Lisboa: 429 voos
3) Panamá: 303 voos
4) Santiago: 253 voos
5) Bogotá: 176 voos
6) Miami: 146 voos
7) Paris: 124 voos
8) Montevidéu: 107 voos
9) Madri: 103 voos
10) Lima: 94 voos

Foto: Getty Images

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

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Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.