Embratur detalha ações de promoção internacional dos destinos brasileiros para o MRE

Encontro contou com representantes do Departamento de Promoção Comercial e Investimentos do ministério

Estreitar o relacionamento entre a Embratur e o Ministério das Relações Exteriores e Embaixadas do Brasil (MRE) foi a pauta da reunião que ocorreu na sede da Agência, em Brasília, nessa segunda-feira (25/07). Na ocasião, o presidente Silvio Nascimento conversou com o diretor do Departamento de Promoção Comercial e Investimentos do MRE, Alex Giacomelli, e com a ministra Cláudia de Angelo, chefe da Divisão de Promoção de Indústria, Serviços e Agricultura do ministério. “Ampliar nosso leque de relacionamento com a pasta é fundamental para promoção dos nossos destinos turísticos no exterior”, destacou Nascimento.

Durante o encontro, o presidente da Embratur destacou as principais ações da Agência em 2022, além de números que comprovam a retomada do turismo no país. “Apenas nos cinco primeiros meses, mais de 1 milhão de visitantes estrangeiros, com visto de turista, entraram no país, barreira que não era ultrapassada desde 2020. Foram, até maio, 1.092.579 pessoas”, lembrou Nascimento ao se referir aos dados que foram divulgados pelo Sistema de Tráfego Internacional (STI) da Polícia Federal.

Nascimento destacou também que estão sendo intensificados os investimentos feitos pela Embratur para a promoção dos destinos brasileiros. Os recursos são direcionados para diversas iniciativas, que envolvem campanhas publicitárias, presença nas principais feiras internacionais, roadshows, press trips, entre outros. “A Embratur tem participado das principais feiras internacionais, como a ExpoDubai 2020, a Fitur Madrid, BTL Lisboa, FIT Argentina, Anato Colômbia, BIT Milão, que registraram ROI de quase R$ 5 milhões”, enfatizou Nascimento.

Ao final da reunião, o embaixador Alex Giacomelli convidou o presidente da Embratur para uma visita ao Instituto Rio Branco. Por parte da Embratur, também participaram da reunião a diretora de Marketing, Inteligência e Comunicação, Karisa Nogueira, e a gerente de Relações Institucionais, Adriana de Lucena.

Foto: Erasmo Salomão/Embratur

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.