Campanhas publicitárias, feiras internacionais, press trips e outras iniciativas promocionais colaboraram para a atração de mais de 1,2 milhão de turistas nos primeiros seis meses de 2022
A Embratur tem intensificado as iniciativas que apresentam ao mundo um Brasil de destinos incríveis e sustentáveis. Neste ano, a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo celebrou uma parceria com o Sebrae para fortalecer a promoção internacional do turismo brasileiro. A iniciativa ampliou a capilaridade das ações realizadas pela Agência, que resultou, somente no primeiro semestre de 2022, a realização de três campanhas publicitárias em países estratégicos, participação em seis grandes feiras internacionais e organização de cinco press trips com jornalistas estrangeiros.
São ações que fomentam o desenvolvimento econômico e social do país. Para se ter uma ideia, somente a participação nas principais feiras internacionais podem render negócios superiores a R$ 16,5 milhões. Além disso, foi registrado um incremento de mais de R$ 48,5 milhões (US$ 9,4 milhões) em pacotes de viagens ao Brasil e hospedagens no país, compradas em Agências de Viagens Online (OTA’s, na sigla em inglês). Destaque também para ações de relações públicas com imprensa estrangeira que registram um Retorno Sobre Investimento (ROI) da ordem de R$ 7,7 milhões.
“As diversas ações da Embratur pelo mundo tiveram grande importância para a retomada do turismo internacional no Brasil em 2022. Em apenas seis meses, mais do que dobramos o número de visitantes estrangeiros em relação a todo o ano de 2021, superando 1,2 milhão de estrangeiros ainda em junho. Estamos confiantes de que com a promoção dos nossos destinos vamos voltar o mais rápido possível ao nível de 2019”, afirma o presidente da Embratur, Silvio Nascimento. Os dados de entrada de turistas estrangeiros são do Sistema de Tráfego Internacional (STI) da Polícia Federal.
A promoção de produtos, serviços e destinos turísticos brasileiros no exterior pela Embratur ainda teve outras ações de grande destaque. O reforço de divulgação envolveu realização de roadshows, workshops, patrocínios a eventos de grande alcance, além de reuniões, encontros e parcerias firmadas com agentes dos trades nacional e internacional.
Campanhas publicitárias em mercados estratégicos
Somente no primeiro semestre, a Embratur promoveu três campanhas publicitárias. As peças foram veiculadas nas mais diversas plataformas comerciais de mercados estratégicos para o turismo brasileiro e, juntas, renderam 1,6 bilhão de impactos (TV, mídia exterior e Internet), com mais de 9 mil passagens vendidas (Expedia, Skyscanner e Hotelbeds) para o Brasil, além de 28.255 quartos reservados no período da ação. Esse resultado representa um acréscimo de US$ 9,4 milhões em viagens ao Brasil e uma alta de 20% nas redes sociais do Visit Brasil durante o período de veiculação das peças, com mais de 421 mil acessos.
Duas ocorreram nos Estados Unidos: “Brazil is visa-free. Come visit!”, veiculada entre novembro de 2021 e fevereiro de 2022, e “Visit Brasil. A WOW Experience”, entre maio e junho de 2022. A peça inicial contou com ações na televisão, na internet e em mídia exterior, com o objetivo de reforçar a facilidade de chegada ao Brasil devido a não exigência de visto. Sozinha, ela gerou acréscimo de US$ 5,7 milhões em viagens para o Brasil a partir dos Estados Unidos somente pelo Expedia, além de ter impacto positivo na busca pelo site “visitbrasil”, com crescimento de 78%.
Já a campanha promovida entre maio e junho de 2022, que contou com parceria do Sebrae, teve como meta consolidar o Brasil como melhor destino de natureza/ecoturismo e sol e praia para os turistas norte-americanos. Com uma temática divertida e baseada em gírias e costumes norte-americanos, gerou acréscimo de US$ 3,7 milhões em viagens ao Brasil (Expedia, Skyscanner e Hotelbeds) a partir dos Estados Unidos, com mais de 3 milhões de visualizações dos vídeos da campanha nas redes sociais do Visit Brasil.
Na América do Sul, a campanha ostentou a temática “¡Uno, dos, tres, Brasil!”, entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022. Veiculada na Argentina, no Chile, no Uruguai e no Paraguai, a ação teve como objetivo divulgar o Brasil como uma ótima opção de viagem no período de alta estação do verão. Também trabalhada em multiplataformas (internet, TV, revista e mídia exterior digital), a iniciativa gerou mais de 246 mil acessos ao site “visitbrasil”, um aumento de 281% nas buscas pelas palavras “Brasil” e “Visit Brasil” no Google e atingiu 120 milhões de visualizações dos vídeos da campanha.
Presença em grandes feiras internacionais de turismo
A participação nas principais feiras pelo mundo voltou a ser um dos principais canais de promoção internacional do turismo do Brasil, após os cancelamentos, suspensões e adiamentos devido à pandemia de Covid-19. Somente no primeiro semestre, a Embratur contou com estande próprio em seis eventos: Fitur – Madri, ANATO – Colômbia, BTL – Portugal, BIT – Itália, IMEX – Alemanha e Fiexpo – Panamá. Juntas, as ações somam uma expectativa de negócios da ordem de R$ 16,5 milhões.
A primeira foi realizada em Madri, na Espanha, em janeiro deste ano. A tradicional Fitur resultou em mais de mil reuniões e contatos realizados, sendo 920 com membros do setor público e outras 319 com representantes do setor privado. A Fitur, sozinha, gerou expectativa de negócios de R$ 7,8 milhões.
Em fevereiro, a Embratur esteve na Vitrina Turistica ANATO – Colômbia. A Agência e seus coexpositores realizaram 1,2 mil reuniões ou contatos com operadores locais, além de 244 com membros do setor privado. Somente nesta ação, que durou três dias, a expectativa de negócios é de R$ 4,5 milhões.
Entre os dias 16 e 20 de março, foi a vez de a Bolsa de Turismo de Lisboa – Portugal contar com um estande da Embratur e seus coexpositores. Ao todo, foram 891 reuniões/contatos realizados com o setor público e outras 907 com o setor privado. A expectativa de negócio da BTL Lisboa é de R$ 1,4 milhão.
Já em abril, a Embratur desembarcou na Itália para participar da Borsa Internazionale del Turismo (BIT), em Milão. Durante os três dias do evento, a Agência e seus coexpositores se reuniram com 761 representantes do trade (611 do setor público e 150 do privado). A expectativa de negócio a partir da participação na feira italiana é de R$ 307,2 mil.
A penúltima participação da Embratur em feiras no primeiro semestre foi na IMEX – Alemanha, em Frankfurt, entre os dias 31 de maio e 2 de junho. Na ocasião, houve 56 contatos com agentes do setor público e 278 com representantes do setor privado. A expectativa de negócios da ação é de R$ 1 milhão.
Para encerrar as participações em grandes feiras internacionais de turismo no primeiro semestre, a Embratur também esteve presente na Fiexpo Latinoamérica, no Panamá, entre os dias 14 e 16 de junho. A feira, que é itinerante, está entre os principais eventos voltados à promoção da infraestrutura e da oferta de serviços relacionados ao segmento de negócios, eventos e incentivos (MICE) na América do Sul e Central, Caribe e México. Ao todo, foram 239 reuniões e contatos realizados (29 com o setor público e 210 com o setor privado), que resultaram em expectativa de negócios de R$ 1,4 milhão.
Presença em feiras temáticas
Além das grandes feiras internacionais de turismo, a Embratur esteve presente em eventos estratégicos e temáticos. Em maio, a Agência promoveu os Parques Nacionais do Brasil durante a Adventure Elevate, nos Estados Unidos, que reuniu os principais líderes e profissionais de ecoturismo e turismo de aventura da América do Norte. Durante três dias, a Embratur entregou material promocional (mapas de ecoturismo e aventura), disponibilizou QR Code para download do e-book “Brazilian National Parks” e realizou 22 reuniões com os participantes, entre operadoras, agências e especialistas em mídia.
Já em julho, a Agência esteve na International Convention of Allied Sportfishing Trades (ICAST), a maior feira de pesca esportiva do mundo. Entre os dias 19 e 22, foram realizadas 21 reuniões com operadores especializados em pesca esportiva, além de encontros com o Consultado-Geral do Brasil em Orlando, com a Associação Internacional de Pesca Esportiva (IGFA), com a presidência da ICAST, com a Câmara de Comércio Brasil-Flórida Central e companhias aéreas.
Press trips apresentam belezas do Brasil a estrangeiros
Para mostrar o Brasil e suas belezas a mercados estratégicos, a Embratur realizou cinco press trips no primeiro semestre de 2022. Participaram das ações jornalistas e influenciadores de Espanha, Chile, Paraguai, Emirados Árabes, Estados Unidos e Portugal. Os grupos visitaram quatro regiões brasileiras, passando por 17 municípios e conhecendo destinos como Caraíva (BA), Lençóis Maranhenses (MA), Porto de Galinhas (PE), Bonito (MS), Manaus (AM) e Rio de Janeiro (RJ).
As ações, realizadas em parceria com o Sebrae, renderam mais de 1.700 publicações entre matérias e conteúdo para as redes sociais, gerando um retorno sobre investimento de R$ 3,72 milhões.
A programação realizada pela Embratur levou profissionais de Portugal a conhecer as belezas da Bahia, enquanto os espanhóis desbravaram a Rota das Emoções, passando por Maranhão, Piauí e Ceará. Já chilenos e paraguaios visitaram Pernambuco, descobrindo e divulgando destinos como Porto de Galinhas e o Vale do São Francisco. O grupo dos Estados Unidos experimentou as belezas do Mato Grosso do Sul, enquanto os representantes dos Emirados Árabes foram apresentados a um roteiro de luxo pelo Rio de Janeiro e por Manaus.
O Brasil na imprensa mundial
Atendendo a imprensa de diversos países nos primeiros seis meses de 2022, a Embratur alcançou cerca de R$ 40 milhões de retorno sobre investimento. Foram 1.181 matérias publicadas em 12 mercados diferentes (Alemanha, Argentina, Chile, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Panamá, Paraguai, Portugal e Uruguai).
Além disso, a Agência também realizou ações de relações públicas em cinco feiras no primeiro semestre. Com participações na ANATO, na Colômbia, na BTL, em Portugal, na BIT, na Itália, na IMEX, na Alemanha, e na Fiexpo, no Panamá, foram realizados mais de 400 atendimentos, com mais de 100 matérias publicadas sobre a participação do Brasil nos eventos. O retorno sobre investimentos foi de R$ 4 milhões.
Roadshows e Workshops
Em mais uma parceria com o Sebrae, a Embratur deu início ao Brazil Experience Roadshow, ação que promoveu rodadas de negócios e capacitou profissionais do trade de sete países. No primeiro semestre, o roadshow da Agência passou por Uruguai, Paraguai, Argentina, Chile e Colômbia, na América do Sul, além de ter sido realizado também no Canadá e em quatro cidades dos Estados Unidos (Chicago, Nova York, Miami e Los Angeles).
Foram 35 co-expositores participando da ação, entre operadores de turismo receptivo, hotéis e redes hoteleiras, secretarias municipais e estaduais de turismo, Convention & Visitors Bureaus e companhias aéreas. Ao todo, 1.164 agentes e operadores foram capacitados pela Embratur, além de 1.925 rodadas de negócios e 13.600 contatos comerciais. O número de profissionais impactados chegou a 5.699.
No Brasil, a Agência também deu início a uma série de workshops em parceria com o Sebrae. Mais de 300 profissionais do setor do turismo foram capacitados pela ação, que passou por dez cidades brasileiras entre junho e julho. O conteúdo apresentado pela Embratur traz atualizações sobre o mercado e reflexões sobre o setor. A expectativa é de que 54 municípios sejam contemplados com os workshops até 2024.
Patrocínios e parcerias reforçam a promoção no exterior
Marcando presença e associando o nome da Embratur a grandes eventos, a Agência patrocinou três projetos importantes no primeiro semestre. O primeiro deles foi o Gigantes de Nazaré, evento mundial de surfe de ondas gigantes, em Portugal. A parceria com o evento inclui uma websérie de cinco episódios (dois já foram ao ar nas redes da Embratur) sobre destinos de surfe brasileiros como Rio de Janeiro, Jaguaruna, Itacaré, Maresias e Fernando de Noronha.
Também foram realizados patrocínios com o Troféu Ayrton Senna de Kart, que contou com a presença de mais de 150 pilotos de pelo menos cinco países e homenageou o ídolo brasileiro do automobilismo; e com o Fórum Econômico Brasil & Países Árabes, evento que reuniu líderes empresariais e políticos de 22 países árabes em São Paulo. A cerimônia foi transmitida ao vivo, contou a presença do presidente da Embratur, Silvio Nascimento, e do vice-presidente da República, Hamilton Mourão, e foi assistida por mais de três mil pessoas.
Além das ações de patrocínio e divulgação de produtos e destinos do Brasil mundo afora, a Embratur tem realizado reuniões, participado de encontros e firmado parcerias para reforçar sua missão.
Em junho de 2022, a Agência firmou um acordo de cooperação técnica com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A parceria tem como objetivo promover e difundir internacionalmente os Patrimônios Históricos do Brasil, com validade de 36 meses. Na prática, a parceria envolve ações de promoção dos 16 sítios culturais do Patrimônio Mundial no Brasil – localizados em nove estados e no Distrito Federal –, assim como dos 52 bens culturais registrados como Patrimônio Cultural do Brasil, com destaque para os seis incluídos na lista da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
Outras parcerias e ações estão em fase de tratativas. Em maio, a Embratur foi até os Emirados Árabes Unidos para estreitar relações com entidades, agentes e operadores da região. Na ocasião, a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB) auxiliou os contatos entre as partes. Também houve encontro com o Grupo Al Rais, o qual serviu para dar sequência ao protocolo de intenções de firmar parceria para promover o Brasil no Oriente Médio.
No início de julho, durante agenda em encontro promovido pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em Ibiza, na Espanha, a Embratur foi convidada a se tornar membro do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (em inglês, World Travel & Tourism Council) para potencializar a divulgação dos destinos brasileiros mundo afora. Vale destacar ainda a realização de reuniões e encontros periódicos com o Ministério do Turismo, secretarias de turismo municipais, além de associações e empresários ligados ao trade turístico, para discutir ações para alavancar o desenvolvimento do setor.
Ações estratégicas de divulgação no Youtube
Outro produto estabelecido em julho deste ano pela Embratur garante a divulgação das ações da Agência por meio de vídeos em seu canal no Youtube. Além de reforçar a fartura de destinos e belezas do Brasil, os programas “Embratur News”, “Embarque Brasil” e “Redação Turismo” têm como objetivo manter o trade nacional atualizado sobre as iniciativas da Agência e seus parceiros na promoção internacional dos destinos e produtos brasileiros. Para acessar os conteúdos, basta acessar o canal da Embratur no Youtube neste link.
Assista ao vídeo de balanço do primeiro semestre: