Com 23.577 chegadas até julho, malha aérea internacional brasileira supera todo o ano de 2020

Somente no último mês, foram 3.751 voos internacionais que chegaram ao Brasil, o que manteve a conectividade com mais de 70% da capacidade registrada em 2019. Nos 12 meses de 2020, foram 22.353 chegadas

A malha aérea internacional do Brasil seguiu ritmo de retomada em julho de 2022, operando novamente acima dos 70% dos números atingidos em 2019. Os 3.751 voos registrados no último mês equivalem a 72,33% da capacidade de julho de 2019 e já superam todo o ano de 2020, quando 22.353 voos chegaram ao país.

“Temos trabalhado bastante a promoção do Brasil em mercados estratégicos e feito reuniões com empresas aéreas para aumentar nossa conectividade. E, mesmo diante das dificuldades com preços de passagens e greves na Europa, conseguirmos manter o cenário de retomada demonstra que estamos no caminho certo”, afirma o presidente da Embratur, Silvio Nascimento.

Em junho, a malha aérea internacional brasileira registrou 3.806 chegadas, o equivalente a mais de 76% da capacidade registrada em 2019 e acréscimo de 7,29% na conectividade em relação a maio.

O mês de julho registrou um pequeno decréscimo de 1,44% em relação a junho, mas ainda assim correspondeu a um acréscimo de 260,43% nas conectividades internacionais em relação ao mesmo mês em 2021. A conectividade também segue abaixo da apresentada em 2019, último ano antes das restrições impostas pela Covid-19. Naquele ano, o Brasil recebeu 35.587 voos nos primeiros sete meses.

De acordo com o gerente de Inteligência Competitiva e Mercadológica do Turismo (GICMT), Fernando Paranhos, o cenário de aumento da conectividade deve continuar. “Conforme nossas pesquisas junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e empresas aéreas, estão previstos 89 novos voos e 44 frequências adicionais até fevereiro do ano que vem”, afirma.

Foto: Divulgação/Inframerica

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.