Embratur debate retomada do turismo em evento do Correio Braziliense

Presidente Silvio Nascimento detalhou as funções da Agência durante o evento “Correio Talks”, que reuniu representantes da CNC, BNDES, entre outros órgãos

A Embratur participou, nesta quinta-feira (04/08), do evento “Correio Talks – A força do comércio: crescimento, emprego e renda”. O objetivo foi contribuir com o debate sobre as transformações trazidas pela tecnologia e pela pandemia tanto no comércio quanto no turismo, que tem retomado as atividades inclusive internacionalmente.

Durante sua participação no painel “O turismo como fonte de riqueza: emprego e renda”, o presidente da Embratur, Silvio Nascimento, esclareceu aos participantes quais foram as funções e missões da Embratur no passado e de que forma ela fomenta o turismo e todo o setor atualmente, já como Agência.

Nascimento ainda apresentou um vídeo institucional com as ações da Embratur durante o primeiro semestre de 2022. Dentre os destaques estão três campanhas publicitárias em países estratégicos, participação em seis grandes feiras internacionais, organização de cinco press trips com jornalistas estrangeiros, roadshows, workshops, patrocínios a eventos de grande alcance, além de reuniões, encontros e parcerias firmadas com agentes dos trades nacional e internacional.

“O turismo é responsável por 8% do PIB nacional, ficando atrás apenas do agronegócio, da mineração e da indústria automobilística. Portanto, é importante que o setor seja uma política de Estado e não de governos”, afirmou Nascimento. “Temos intensificado as ações de promoção internacional do Brasil e precisamos ampliar as parcerias para fomentar ainda mais o interesse dos estrangeiros em nosso país”, complementou.

O evento nesta quinta foi aberto ao público, transmitido ao vivo no portal e redes sociais do Correio Braziliense e contou também com a presença do ex-presidente da República, Michel Temer, do presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo
(CNC), José Roberto Tadros, e do ministro vice-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas.

Foto: Renato Vaz Brito/Embratur

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.