Embratur e MTur mapeiam atrativos gastronômicos de São Paulo para produção de materiais para promoção do segmento

Cidade paulista abriga três dos quatro restaurantes brasileiros que figuram entre os 100 melhores do mundo

A Embratur e o Ministério do Turismo participaram, nesta semana, de evento de benchmarking do Projeto Prospectivas para o Turismo Gastronômico no Brasil, em São Paulo. O objetivo foi identificar atrativos gastronômicos locais para subsidiar a produção de um vídeo e de um documento técnico-orientador ilustrado sobre roteirização turística com foco em turismo gastronômico em destinos nacionais.

A agenda, realizada de terça (02) à quinta-feira (04) contou com a participação da diretora de Marketing, Inteligência e Comunicação da Agência, Karisa Nogueira. De acordo com ela, a Embratur acumulou mais conhecimento para fortalecer a promoção do turismo gastronômico do Brasil internacionalmente. “A Agência vai poder utilizar toda essa inspiração que vivenciamos em São Paulo em todos os materiais e ações promocionais que empregamos no segmento. Sem dúvida, essa experiência servirá de parâmetro para cases lá fora e aqui no Brasil”, ratificou.

A cidade de São Paulo abriga três dos quatro restaurantes brasileiros que figuram entre os 100 melhores do mundo, segundo a lista “The World’s 50 Best Restaurants”, da revista britânica “Restaurant”, estão em São Paulo. O mais bem colocado entre os listados do país é o restaurante D.O.M., de São Paulo, seguido pelo também paulista Evvai. A lista ainda traz o restaurante Maní, na quarta posição no ranking.

O projeto Prospectivas para o Turismo Gastronômico no Brasil é fruto de uma parceria entre MTur e o e Instituto Federal de Brasília- IFB. O objetivo é fomentar à pesquisa nesse segmento com vistas a produção de conhecimento, identificação de tendências e sistematização de informações para subsidiar e apoiar o Programa Nacional de Turismo Gastronômico de modo a ampliar a competitividade do Brasil por meio da gastronomia.

A missão contou com visitas a restaurantes e atrativos culturais que retratam a história da gastronomia da cidade. Em busca da maior diversidade possível, a agenda mesclou espaços tradicionais e modernos, centrais e periféricos, inovadores e tradicionais.

Diálogo estratégico

Ainda na capital paulista, a diretora da Embratur se reuniu com o secretário municipal de Turismo de São Paulo, Rodolfo Marinho, na sede da secretaria. Durante o encontro, foram abordadas ações de fomento ao setor que vem sendo realizadas na cidade de São Paulo, além do momento atual de retomada do turismo doméstico e internacional.

“A conversa foi muito proveitosa. Falamos sobre os projetos que a secretaria deve lançar em breve e que já foram apresentados ao prefeito Ricardo Nunes”, avaliou o secretário. “Foi um diálogo importante que permitiu a troca de informações que podem alavancar ainda mais a promoção desse destino tão importante para o turismo brasileiro”, completou Karisa. Neste ano, a cidade foi eleita pela revista Time, uma das mais prestigiadas publicações do mundo, entre os melhores lugares do mundo para visitar.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.