Embratur e MTur mapeiam atrativos gastronômicos de São Paulo para produção de materiais para promoção do segmento

Cidade paulista abriga três dos quatro restaurantes brasileiros que figuram entre os 100 melhores do mundo

A Embratur e o Ministério do Turismo participaram, nesta semana, de evento de benchmarking do Projeto Prospectivas para o Turismo Gastronômico no Brasil, em São Paulo. O objetivo foi identificar atrativos gastronômicos locais para subsidiar a produção de um vídeo e de um documento técnico-orientador ilustrado sobre roteirização turística com foco em turismo gastronômico em destinos nacionais.

A agenda, realizada de terça (02) à quinta-feira (04) contou com a participação da diretora de Marketing, Inteligência e Comunicação da Agência, Karisa Nogueira. De acordo com ela, a Embratur acumulou mais conhecimento para fortalecer a promoção do turismo gastronômico do Brasil internacionalmente. “A Agência vai poder utilizar toda essa inspiração que vivenciamos em São Paulo em todos os materiais e ações promocionais que empregamos no segmento. Sem dúvida, essa experiência servirá de parâmetro para cases lá fora e aqui no Brasil”, ratificou.

A cidade de São Paulo abriga três dos quatro restaurantes brasileiros que figuram entre os 100 melhores do mundo, segundo a lista “The World’s 50 Best Restaurants”, da revista britânica “Restaurant”, estão em São Paulo. O mais bem colocado entre os listados do país é o restaurante D.O.M., de São Paulo, seguido pelo também paulista Evvai. A lista ainda traz o restaurante Maní, na quarta posição no ranking.

O projeto Prospectivas para o Turismo Gastronômico no Brasil é fruto de uma parceria entre MTur e o e Instituto Federal de Brasília- IFB. O objetivo é fomentar à pesquisa nesse segmento com vistas a produção de conhecimento, identificação de tendências e sistematização de informações para subsidiar e apoiar o Programa Nacional de Turismo Gastronômico de modo a ampliar a competitividade do Brasil por meio da gastronomia.

A missão contou com visitas a restaurantes e atrativos culturais que retratam a história da gastronomia da cidade. Em busca da maior diversidade possível, a agenda mesclou espaços tradicionais e modernos, centrais e periféricos, inovadores e tradicionais.

Diálogo estratégico

Ainda na capital paulista, a diretora da Embratur se reuniu com o secretário municipal de Turismo de São Paulo, Rodolfo Marinho, na sede da secretaria. Durante o encontro, foram abordadas ações de fomento ao setor que vem sendo realizadas na cidade de São Paulo, além do momento atual de retomada do turismo doméstico e internacional.

“A conversa foi muito proveitosa. Falamos sobre os projetos que a secretaria deve lançar em breve e que já foram apresentados ao prefeito Ricardo Nunes”, avaliou o secretário. “Foi um diálogo importante que permitiu a troca de informações que podem alavancar ainda mais a promoção desse destino tão importante para o turismo brasileiro”, completou Karisa. Neste ano, a cidade foi eleita pela revista Time, uma das mais prestigiadas publicações do mundo, entre os melhores lugares do mundo para visitar.