Cidade paulista abriga três dos quatro restaurantes brasileiros que figuram entre os 100 melhores do mundo
A Embratur e o Ministério do Turismo participaram, nesta semana, de evento de benchmarking do Projeto Prospectivas para o Turismo Gastronômico no Brasil, em São Paulo. O objetivo foi identificar atrativos gastronômicos locais para subsidiar a produção de um vídeo e de um documento técnico-orientador ilustrado sobre roteirização turística com foco em turismo gastronômico em destinos nacionais.
A agenda, realizada de terça (02) à quinta-feira (04) contou com a participação da diretora de Marketing, Inteligência e Comunicação da Agência, Karisa Nogueira. De acordo com ela, a Embratur acumulou mais conhecimento para fortalecer a promoção do turismo gastronômico do Brasil internacionalmente. “A Agência vai poder utilizar toda essa inspiração que vivenciamos em São Paulo em todos os materiais e ações promocionais que empregamos no segmento. Sem dúvida, essa experiência servirá de parâmetro para cases lá fora e aqui no Brasil”, ratificou.
A cidade de São Paulo abriga três dos quatro restaurantes brasileiros que figuram entre os 100 melhores do mundo, segundo a lista “The World’s 50 Best Restaurants”, da revista britânica “Restaurant”, estão em São Paulo. O mais bem colocado entre os listados do país é o restaurante D.O.M., de São Paulo, seguido pelo também paulista Evvai. A lista ainda traz o restaurante Maní, na quarta posição no ranking.
O projeto Prospectivas para o Turismo Gastronômico no Brasil é fruto de uma parceria entre MTur e o e Instituto Federal de Brasília- IFB. O objetivo é fomentar à pesquisa nesse segmento com vistas a produção de conhecimento, identificação de tendências e sistematização de informações para subsidiar e apoiar o Programa Nacional de Turismo Gastronômico de modo a ampliar a competitividade do Brasil por meio da gastronomia.
A missão contou com visitas a restaurantes e atrativos culturais que retratam a história da gastronomia da cidade. Em busca da maior diversidade possível, a agenda mesclou espaços tradicionais e modernos, centrais e periféricos, inovadores e tradicionais.
Diálogo estratégico
Ainda na capital paulista, a diretora da Embratur se reuniu com o secretário municipal de Turismo de São Paulo, Rodolfo Marinho, na sede da secretaria. Durante o encontro, foram abordadas ações de fomento ao setor que vem sendo realizadas na cidade de São Paulo, além do momento atual de retomada do turismo doméstico e internacional.
“A conversa foi muito proveitosa. Falamos sobre os projetos que a secretaria deve lançar em breve e que já foram apresentados ao prefeito Ricardo Nunes”, avaliou o secretário. “Foi um diálogo importante que permitiu a troca de informações que podem alavancar ainda mais a promoção desse destino tão importante para o turismo brasileiro”, completou Karisa. Neste ano, a cidade foi eleita pela revista Time, uma das mais prestigiadas publicações do mundo, entre os melhores lugares do mundo para visitar.